Dia de jogo da seleção brasileira impõe domínio da Globo na audiência de toda a rodada

O Brasil venceu a Suíça no segundo jogo do time comandado por Tite na Copa do Mundo do Catar e gerou boa audiência para a transmissão da Globo. E, de novo, o efeito “dia de jogo da seleção brasileira” também se refletiu nos demais confrontos que aconteceram na mesma rodada.

É o que dá para concluir examinando as audiências da última quinta-feira (24), quando o Brasil derrotou a Sérvia, e desta segunda-feira (28), com a vitória sobre os suíços.

Portugal x Uruguai

A vitória de Portugal sobre o Uruguai, por 2 a 0, foi a partida com maior audiência no horário das 16h, segundo o Kantar Ibope Media, para um dia útil, com exceção de Brasil x Sérvia.

O jogo rendeu 28 pontos no Brasil, com 50% de participação. Houve crescimento de 87% ou 13 pontos a mais em relação à média da faixa horária. A partida foi transmitida das 16h às 17h58.

Na Grande São Paulo, o índice foi de 29 pontos, com 46% de share (participação sobre o número de TVs ligadas). A Globo conquistou, no principal mercado do país, um aumento expressivo de 107% ou acréscimo de 15 pontos sobre a média do horário de transmissão do jogo.

Já no Rio de Janeiro, a emissora obteve 29 pontos de audiência. A participação sobre o número de TVs ligadas chegou a 51%. Com isso, a emissora carioca conseguiu um crescimento de 61% ou 11 pontos a mais em relação à média da faixa horária.

Comparativo

Os índices obtidos pela partida são superiores inclusive ao conquistado pela própria Globo neste domingo (27), quando o público tradicionalmente está de folga em casa e a audiência tende a ser maior. Mesmo com Espanha x Alemanha, jogo entre duas seleções candidatas ao título da Copa do Mundo, a Globo obteve ibope inferior no Rio de Janeiro (29 a 26) e só igualou no Brasil (28 a 28) e em São Paulo (29 a 29).

Comparado ao sábado (26), quando o jogo das 16h foi a vitória da Argentina sobre o México, os índices de segunda-feira (28) foram competitivos. Houve vitória em São Paulo (29 a 26), empate no Brasil (28 a 28) e derrota no Rio de Janeiro (29 a 30).

Para os demais jogos transmitidos em dias úteis no mesmo horário, sem contar a transmissão de Brasil x Sérvia, a vitória portuguesa conquistou o melhor índice em todos os principais mercados. A segunda posição neste comparativo é da goleada da França sobre a Austrália (4 a 1), que obteve apenas 23 pontos (Brasil), 21 (São Paulo) e 21 (Rio de Janeiro).

Outros horários

Nos demais horários, o domínio nos dias de jogos do Brasil só não aconteceu às 7h, em que o maior índice foi obtido na estreia da Argentina, quando o time de Messi foi superado pela Arábia Saudita por 2 a 1. À ocasião, a Globo obteve 17 pontos (Brasil), 16 (São Paulo) e 18 (Rio de Janeiro).

Nos jogos das 10h, os melhores índices de audiência ficaram com Coreia do Sul x Gana (nesta segunda-feira (28)) e Uruguai x Coreia do Sul (quinta-feira passada (24)). O curioso é que a estreia do Uruguai na Copa obteve boa audiência, mesmo com um modorrento empate em 0 a 0.

A empolgante vitória de Gana sobre a Coreia do Sul, por 3 a 2, nesta segunda (28), porém, colocou o ibope na frente inclusive das transmissões do fim de semana: Polônia x Arábia Saudita (sábado (26)) e Bélgica x Marrocos (domingo (27)). A partida conquistou 19 pontos (Rio de Janeiro), 18 (Brasil) e 17 (São Paulo).

Sair da versão mobile