Muito lembrada pelo grande público por suas animações premiadas, pelos filmes e seriados para toda a família e pelos parques temáticos, a Disney possui uma atuação para lá de consolidada no mercado esportivo do país. O grupo está presente há mais de 30 anos no Brasil com os canais ESPN.
“Transmitimos cerca de 30 modalidades e 300 eventos semanais, de algumas das principais ligas do mundo”, explicou Danilo Campos, diretor de marketing do Disney+.
Toda essa oferta de conteúdo esportivo passou a estar disponível no Disney+ no ano passado, a partir da fusão com o Star+.
Nesta semana, Danilo Campos concedeu entrevista à Máquina do Esporte e comentou a respeito das estratégias do Disney+ para o esporte e as ações desenvolvidas pela plataforma nessa área.
De acordo com o executivo, o objetivo do Disney+ é se transformar na “plataforma de streaming preferida do público brasileiro”.
“Estamos em busca da melhoria na oferta de conteúdo e na experiência do consumidor, sempre acompanhando de perto a dinâmica e a evolução do mercado”, disse Campos.
CazéTV
Uma das novidades recentes do Disney+ consiste na inclusão da CazéTV em sua plataforma. A ideia dessa parceria, segundo Danilo Campos, é garantir para o público uma oferta de transmissões esportivas complementar aos conteúdos que já eram disponibilizados nos canais tradicionais do grupo.
“A CazéTV comunga dos mesmos valores que os nossos e possui uma linguagem irreverente, que dialoga com as novas gerações”, ressaltou o executivo.
A parceria do Disney+ com o streaming de Casimiro Miguel não busca apenas impactos na esfera esportiva.
“O público da CazéTV possui também grande afinidade com universos como Marvel e Pixar, que estão disponíveis na nossa plataforma”, explicou Campos.
Dessa forma, ao disponibilizar as transmissões da CazéTV, que têm grande apelo junto aos jovens, a plataforma da Disney tem condições de atrair novos espectadores para seus conteúdos de entretenimento.
Astros do esporte
Em busca de dialogar com o público jovem, o Disney+ tem apostado também em ações envolvendo astros do esporte. Foi assim, por exemplo, durante a migração das operações do Star+ para o Disney+ no ano passado.
“Os serviços seriam migrados para um só aplicativo. Naquela época, ocorriam grandes transferências de jogadores brasileiros para a Europa, das quais a de Endrick, do Palmeiras para o Real Madrid, foi a mais icônica”, recordou Campos.
A campanha sobre a mudança do Star+ para o Disney+ baseou-se em um paralelismo com a transferência do jovem craque para os gramados espanhóis.
Outro escolhido para estrelar uma ação publicitária da plataforma foi Gabriel Medina. Em março deste ano, o Disney+ fez uma menção à nota 9.90 recebida pelo esportista nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a maior da história do surfe olímpico, para divulgar a promoção de planos com assinaturas a R$ 9,90 mensais.
“Mais do que um grande representante do esporte, Medina se tornou um nome da cultura pop, com grande capacidade de mobilização da imprensa, da mídia e das redes sociais”, destacou o executivo.
Neymar
E por falar em astro pop, outro que não poderia ficar de fora das ações do Disney+ é o atacante Neymar, do Santos, que figura entre as personalidades com maior número de seguidores nas redes sociais em todo o mundo.
O Disney+ convidou o atleta para “participar” da transmissão do quarto jogo das finais da Conferência Oeste da National Basketball Association (NBA), entre Minnesota Timberwolves e Oklahoma City Thunder.
Neymar reuniu amigos na própria casa para assistir à partida, e os espectadores puderam acompanhar em tempo real as reações do craque e de seus convidados.
Fãs mais ortodoxos do esporte podem estranhar esse tipo de iniciativa. Mas Campos explicou que há um método nessa escolha.
“De um modo geral, nas transmissões esportivas existem os ‘puristas’, que são aqueles que acompanham as competições de perto, conhecem a fundo as regras, os times e os jogadores, e que acabam optando por uma transmissão tradicional. Mas há também os ‘turistas’, que são pessoas que passam a se interessar por um campeonato na medida em que se aproximam os jogos decisivos”, afirmou o executivo.
A transmissão feita por Neymar foi um meio encontrado pelo Disney+ para “furar a bolha” e atrair a atenção de novos públicos para a NBA.
“Foi uma forma de amplificar o alcance da transmissão da ESPN pelo Disney+. Em termos de audiência, os impactos puderam ser sentidos nesse jogo e nos que vieram em seguida. A ação também gerou impacto para nossa marca, ajudando-a a se conectar a novas gerações. Além disso, proporcionou perspectivas de receitas, atraindo o interesse de novos anunciantes potenciais”, comentou Campos.
Atualmente, o Disney+ conta com 157 milhões de assinantes ao redor do mundo. A principal base de consumidores está nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo Danilo Campos, o Brasil representa, hoje, um dos maiores mercados globais da plataforma.