A Série B do Campeonato Brasileiro terá transmissão em cinco plataformas nesta temporada: Disney+, ESPN, RedeTV!, Kwai e Desimpedidos. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o contrato da Disney+ e da ESPN é válido por três anos. Os demais players assinaram por uma temporada.
Com o novo acordo, o Disney+, de certa forma, substituirá o Premiere, serviço de pay-per-view que exibia todos os jogos da Segundona até o ano passado. Agora, a plataforma de streaming do Grupo Disney passará a exibir os 10 jogos da rodada.
A ESPN, por sua vez, não terá um número definido de jogos para transmitir por rodada. A emissora fechada poderá escolher quantos partidas vai querer colocar na grade de programação.
O ganho para a ESPN será ter atrações às sextas, sábados e domingos no horário nobre, algo que faltava ao canal. A emissora não tinha jogos às sextas à noite, por exemplo. No fim de semana, as principais atrações eram as ligas nacionais europeias, cujos jogos são exibidos pela manhã e à tarde, por questão de fuso horário.
A RedeTV!, por sua vez, assegurou a exposição dos clubes da segunda divisão na TV aberta. Haverá dois jogos transmitidos por rodada no torneio deste ano que, embora não tenha nenhum clube de alcance nacional, possui equipes populares regionalmente, como América-MG, Athletico-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense, Goiás, Atlético-GO, Vila Nova, Cuiabá, Remo e Paysandu.
No streaming, o Kwai, rede social chinesa de compartilhamento de vídeos, estreará nas transmissões esportivas no Brasil dividindo jogos com a ESPN. Um dos dias estudados seria as noites de terça-feira.
Por fim, o canal Desimpedidos, que se notabilizou por revelar alguns dos mais populares influenciadores digitais no meio esportivo, como Fred Bruno, passará jogos no YouTube. Serão duas partidas transmitidas por rodada.
Jogos gratuitos
Com isso, o torcedor terá opções gratuitas para assistir à Série B na RedeTV!, no Kwai e no Desimpedidos. Já o assinante do Disney+ terá a garantia de acompanhar todos os jogos da competição sem pagar nenhum valor adicional à assinatura por isso.
Os jogos foram negociados conjuntamente tanto pelos clubes da Liga Forte União (LFU) como os da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Havia a expectativa do grupo de arrecadar cerca de R$ 200 milhões com os direitos de mídia da competição.
A estratégia seguida pela agência Peak, contratada pela LFU, foi semelhante à implantada pela LiveMode na negociação dos direitos de transmissão dos times do Forte União (11 dos 20 clubes da Série A em 2025), com o fatiamento para vários players.
No caso da elite, a LiveMode negociou 9 jogos na Globo (TV Globo, Sportv e Premiere), um jogo compartilhado entre Record e CazéTV, e ainda um jogo exclusivo no Prime Video, plataforma de streaming da Amazon.