Não é novidade para ninguém que a série Drive to Survive, que teve sua primeira temporada lançada em 2019 na Netflix, mudou a história recente da Fórmula 1, em especial no mercado norte-americano. Com o sucesso, a série “fez escola” e, agora, ganhará uma versão feminina.
Isso porque a F1 Academy, categoria de automobilismo feminino criada pela F1 no ano passado, também terá uma série documental para chamar de sua. Ainda sem nome definido, a iniciativa será lançada globalmente em 2025, também na Netflix, com produção da Hello Sunshine, empresa que pertence à atriz ganhadora do Oscar Reese Whiterspoon.
“Queremos ser o combustível do foguete que impulsiona a participação feminina no nosso esporte, tanto dentro quanto fora das pistas. Ter a série documental da F1 Academy lançada globalmente com a Netflix não é apenas um grande passo à frente na visibilidade da nossa missão, mas também uma declaração retumbante sobre o impulso e a demanda pelo esporte feminino”, afirmou Susie Wolff, diretora administrativa da F1 Academy.
“Queremos inspirar e capacitar a próxima geração de mulheres jovens, e a Netflix abrirá a F1 Academy para um público global de fãs já existentes e futuros”, acrescentou a executiva.
Vale lembrar que o projeto foi anunciado pela primeira vez em maio de 2023, ou seja, há um ano, mas apenas agora ganhou força, com produtora definida e tudo. Assim como Drive to Survive, a ideia será dar aos fãs acesso aos bastidores da categoria e das pilotas, equilibrando histórias pessoais com profissionais.
Atualmente, a F1 Academy está com sua segunda temporada em andamento. A quinta e sexta etapas da categoria em 2024 serão disputadas no Circuito de Barcelona, na Espanha, nos dias 22 e 23 de junho.