Uma tendência observada nesta Copa do Mundo é que as audiências das partidas realizadas no dia seguinte aos jogos do Brasil sempre costumam despencar. Neste sábado (10), esse fenômeno acabou por se aliar ao clima de ressaca pós-eliminação, que ainda abate a torcida verde e amarela.
Dessa forma, o terceiro jogo das quartas de final da competição, em que Marrocos derrotou Portugal por 1 a 0, tornando-se a primeira seleção africana a avançar às semifinais da Copa do Mundo, viu a audiência na TV aberta despencar em comparação aos demais confrontos da fase decisiva da competição. Ainda assim, garantiu a liderança com folga para a Globo.
No Painel Nacional de Televisão (PNT), a emissora carioca registrou 18 pontos com a partida e 43% de participação no total de televisores ligados na faixa horária da partida (das 12h às 13h56).
Em São Paulo, a derrota portuguesa marcou 17 pontos de média e 42% de participação. No Rio de Janeiro, foram 42% de share e 18 pontos de audiência para a Globo durante o jogo.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.