A falta de energia elétrica em boa parte das residências na Grande São Paulo derrubou a audiência da TV Globo para Cruzeiro x Corinthians, jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
Segundo a Kantar Ibope Media, mesmo sendo um jogo decisivo de competição relevante e com um time de grande torcida da cidade em campo, o duelo cravou apenas 18 pontos. Apesar do número baixo, a participação sobre o número de TVs ligadas foi relevante: 40%.
Na quarta-feira (10), a cidade de São Paulo teve ventanias que chegaram a 98,1 km/h. Foram reportados 1.378 chamados para queda de árvores e mais de 2 milhões de residências ficaram sem energia elétrica, o que impediu parte da audiência de assistir ao jogo.
Como comparativo, a pior audiência na Grande São Paulo nesta Copa do Brasil havia sido 21 pontos no jogo de volta das quartas de final, quando o Corinthians derrotou o Athletico por 2 a 1. Embora a audiência tenha sido maior, a participação foi inferior: 39%.
Aquele jogo despertou interesse mais baixo, já que o Timão disputava a vaga nas semifinais contra um adversário da Série B, com elenco inferior, e já tinha vencido o jogo de ida, em Curitiba, por 1 a 0.
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mesmo sem nenhum time carioca em campo, mas sem queda de energia elétrica, o jogo teve audiência maior: 19 pontos. A partida, porém, contou com número inferior no share (33%).
Flamengo
A vitória do Flamengo na estreia da Copa Intercontinental trouxe bons números de audiência para a TV Globo na Região Metropolitana do Rio na tarde de quarta-feira (10). A vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul, do México, marcou 27 pontos e 51% de participação sobre o número de TVs ligadas, de acordo com a Kantar Ibope Media.
O número representa um recorde de sete anos para o horário da transmissão (das 14h às 15h56). Houve crescimento de 93% a média de audiência no Rio de Janeiro na faixa horária da partida.
Na Grande São Paulo, as chuvas também atrapalharam a audiência, embora o jogo não tivesse time paulista em campo. A partida do Flamengo marcou 9 pontos, com 29% de share.
