A Netflix alcançou o maior ganho trimestral de assinantes de sua história entre outubro e dezembro, quando registrou 18,9 milhões de novas pessoas. Com isso, ultrapassou a marca global de 300 milhões de assinantes. Os números foram divulgados em uma carta da plataforma de streaming aos seus acionistas na última terça-feira (21).
Para se ter uma ideia do tamanho da conquista, a segunda colocação nesse ranking é do primeiro trimestre de 2020, com o mundo sendo atingido pela pandemia de Covid-19 e as pessoas se tornando “prisioneiras” dentro das próprias casas. Entre janeiro e março daquele ano, a Netflix abocanhou 15 milhões de novos assinantes.
“Culpa” do esporte
De acordo com o veículo especializado nos mercados de marketing e mídia AdAge, um dos grandes “culpados” pelo número recorde foi o esporte ao vivo. Em novembro, a Netflix exibiu com exclusividade a luta de boxe entre Mike Tyson e Jake Paul. Depois, em dezembro, também com exclusividade, transmitiu os dois jogos do dia de Natal da NFL (Pittsburgh Steelers x Kansas City Chiefs e Houston Texans x Baltimore Ravens).
Vale destacar também que a estreia da segunda temporada da série sul-coreana “Round 6” foi outro fator que ajudou a alavancar o número de assinantes, segundo o AdAge.
Para este início de 2025, com a plataforma cada vez mais de olho no universo esportivo, a tendência é de que os números sigam em alta. Neste mês, a Netflix passou a deter os direitos da WWE, uma das principais ligas de MMA do mundo, para diversos países. Na estreia, realizada na segunda-feira (6), o programa WWE Raw atingiu 4,9 milhões de visualizações ao redor do planeta. Segundo a empresa de medição de audiência VideoAmp, a atração teve uma média de 2,6 milhões de lares nos EUA.
Além disso, a plataforma também já anunciou um acordo com a Fifa e a compra dos direitos de transmissão exclusivos das próximas duas edições da Copa do Mundo Feminina, em 2027 (que será disputada no Brasil) e 2031 (ainda sem sede definida). O acerto é válido para os mercados dos Estados Unidos e de Porto Rico. Trata-se da primeira competição esportiva a ser adquirida na íntegra pela Netflix.
Aumento nas receitas
Na carta aberta, a Netflix ainda afirmou que obteve um crescimento de 16% nas receitas no último trimestre de 2024, alcançando US$ 10,2 bilhões. A elevação do preço do serviço em países como EUA, Canadá, Portugal e Argentina, com o plano mais popular dos EUA subindo para US$ 17,99 por mês, também colaborou para esse aumento.