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Esporte na Globo em 2026: Conheça a estratégia comercial da emissora, que pode render quase R$ 6 bilhões

Futebol, com Copa do Mundo, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa Rei, Libertadores e Brasileirão Feminino, e Fórmula 1 são os destaques

Copa do Mundo será "cereja do bolo" da programação esportiva da Globo em 2026 - Divulgação

O Grupo Globo utilizou o Upfront, evento proprietário realizado na última segunda-feira (13), em São Paulo (SP), para divulgar todas as novidades para 2026. No esporte, os principais destaques ficaram por conta do futebol, que terá a Copa do Mundo como “cereja do bolo”, do investimento maior no futebol feminino e no retorno da Fórmula 1 à emissora após cinco temporadas na Band.

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O evento também serviu como uma espécie de pontapé inicial para que as cotas de patrocínio para as principais competições esportivas do ano que vem passassem a estar disponíveis para os anunciantes. Com elas, a Globo espera faturar perto de R$ 6 bilhões em 2026.

Futebol

Os pacotes de futebol contam com Copa do Mundo, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa Rei, Libertadores e Brasileirão Feminino, que foram divididos em quatro partes.

Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa Rei

A primeira é a do futebol nacional, que contempla Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa Rei (jogo único entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil no ano anterior).

Na TV aberta, serão transmitidos 38 jogos do Campeonato Brasileiro (um por rodada), 8 da Copa do Brasil e a Supercopa. Já no Sportv (TV fechada), serão 76 partidas do Brasileirão (dois por rodada), 58 da Copa do Brasil e a Supercopa, além dos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil nas categorias Sub-17 e Sub-20.

Ao todo, são oito cotas na TV aberta, no valor de R$ 293.053.750,79 milhões cada uma, enquanto o Sportv tem quatro cotas, no valor de R$ 88.323.794,00 milhões cada uma.

No Premiere, que transmitirá mais de 400 jogos no total, estão à disposição quatro cotas, no valor de R$ 38.611.692,00 milhões cada uma.

Por fim, a Ge TV, principal novidade do Grupo Globo neste segundo semestre de 2025, que exibirá os mesmos jogos da TV aberta, conta com seis cotas no total (sendo duas direcionadas especificamente para bets, com odds na transmissão ao vivo). Os valores vão de R$ 6.272.460,00 milhões a R$ 43.500.000,00 milhões.

Somadas, as três competições devem render um valor acima de R$ 3 bilhões à Globo, cerca de R$ 500 milhões a mais do que foi conquistado neste ano.

Libertadores

Única competição continental da grade, a Copa Libertadores terá a transmissão de um jogo por rodada e apenas na TV aberta, assim como em 2025.

Ao todo, são cinco cotas disponíveis, no valor de R$ 85.545.497,00 milhões cada uma. Com isso, o faturamento com o torneio deve chegar a quase R$ 430 milhões.

Brasileirão Feminino

No Upfront, a Globo divulgou que o futebol feminino ganhará um horário fixo pela primeira vez na grade, com o sábado à tarde tendo sido escolhido para exibir partidas do Brasileirão Feminino. Além de ajudar o público a saber quando haverá jogos (assim como todo mundo já sabe faz tempo que o futebol masculino está na Globo aos domingos, às 16h), a emissora acredita que isso pode atrair marcas interessadas, uma vez que terão exposição garantida sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário, o que ajuda no planejamento.

Com quatro cotas na TV aberta (três no valor de R$ 10.982.136,00 milhões e uma direcionada para o segmento de bets no valor de R$ 13.407.705,00) e quatro no Sportv (três no valor de R$ 4.585.549,00 milhões e uma direcionada para o segmento de bets no valor de R$ 6.427.430,00), a emissora espera faturar quase R$ 20 milhões com o torneio.

Copa do Mundo: A “cereja do bolo”

Enquanto todos os outros torneios, com exceção da Supercopa Rei, são distribuídos ao longo do ano (em 2026, serão ainda mais, com o novo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado no início deste mês), a Copa do Mundo será disputada em 39 dias. Apesar de ser o maior período de disputa em toda a história para o torneio da Fifa por conta da estreia do formato com 48 seleções, é um período significativamente menor em relação a todas as outras competições que a Globo tem na programação.

Mas, por conta da importância do torneio, realizado apenas de quatro em quatro anos, a emissora pretende faturar algo próximo a R$ 2 bilhões, dividindo o plano comercial do Mundial, inclusive, em duas partes.

O primeiro contempla a TV aberta, bem como entregas nas mídias digitais do canal. São seis cotas, no valor de R$ 265.471.579,14 milhões cada uma.

Já o segundo é exclusivo para o Sportv, com as marcas ganhando visibilidade também nos ambientes digitais que envolvem o canal fechado. Nesse caso, também são seis cotas, no valor de R$ 51.861.652,00 milhões cada uma.

Fórmula 1

Além do futebol, outro pacote robusto dentro do universo esportivo do Grupo Globo é o da Fórmula 1, que retornará à emissora carioca em 2026 após cinco temporadas na Band (entre 2021 e 2025).

A promessa é de uma “cobertura inédita, multiplataforma e abrangente, mais tecnológica e interativa”. Haverá transmissões completas de treinos livres, treinos classificatórios e corridas no Sportv, além de 15 dos 24 Grandes Prêmios ao vivo na TV Globo.

Com a principal categoria do automobilismo mundial, a Globo espera faturar pouco mais de R$ 750 milhões. São seis cotas no total, que, diferentemente do futebol, contemplam todas as mídias, no valor de R$ 125.040.987,50 cada uma.  

Esse valor inclui TV aberta (R$ 100.075.162,50 milhões), TV fechada (R$ 11.054.927,50 milhões) e digital (R$ 11.250.000 milhões), além de somas menores com audiência agregada e ViU (unidade digital de mídia social e marketing de influência da Globo).