Na noite deste domingo (12), a partir das 20h30 (horário de Brasília), o público acompanhará o Super Bowl LVII, a grande final da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos (NFL), entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs.
Estamos falando não apenas do principal evento esportivo dos Estados Unidos (e um dos maiores do mundo). Há muitos anos, o Super Bowl firmou-se como o mais relevante acontecimento publicitário e midiático do país mais rico do planeta.
No ano passado, o Super Bowl LVI liderou disparadamente o ranking das maiores audiências dos Estados Unidos, tendo sido assistido por 99,2 milhões de pessoas, segundo dados da Nielsen. Não é por acaso que inúmeras marcas fazem questão de anunciar nos intervalos da partida, trazendo conteúdos inéditos feitos especialmente para a ocasião.
Na tentativa de agradar essa grande (e cada vez mais exigente) audiência, as emissoras buscam formas de inovar na transmissão. Neste ano, a Fox Sports contará com uma parceria com a empresa de tecnologia esportiva Sportradar, que realizará um amplo trabalho de inteligência durante o Super Bowl LVII.
Nesta semana, o analista sênior de pesquisa da Sportradar, Zach Robinow, concedeu uma entrevista exclusiva à Máquina do Esporte e explicou como funcionará essa parceria estratégica com a Fox Sports, além de comentar também sobre o crescente papel que os dados estatísticos vêm ganhando na cobertura esportiva. Confira a conversa a seguir:
Máquina do Esporte: Nos últimos anos, dados estatísticos têm ganhado cada vez mais destaque nas transmissões esportivas e na própria cobertura jornalística. Na sua avaliação, é possível dizer que as estatísticas se tornaram protagonistas no esporte?
Zach Robinow: Eu não diria necessariamente que as próprias estatísticas se tornaram protagonistas. Acredito que essa reivindicação ainda pertence aos atletas e treinadores em campo, mas acredito que agora somos capazes de fazer um trabalho melhor do que nunca, usando estatísticas para pintar um quadro mais completo desses protagonistas. Com os fãs consumindo esportes mais do que nunca, e em diversas plataformas, o envolvimento deles se tornou um desafio cada vez maior para os detentores de direitos de transmissão. Fornecer aos torcedores pontuações e dados básicos não é mais o suficiente. As estatísticas avançadas podem aprimorar a natureza da narrativa que é entregue aos fãs e enriquecer sua experiência de visualização.
MDE: Na sua avaliação, por que cresceu tanto o interesse do público e da imprensa em relação aos dados estatísticos? Até que ponto eles expressam a realidade do que acontece em campo?
ZR: Fãs e mídia exigem e esperam análises mais profundas e ricas em tempo real, baseadas em insights derivados de estatísticas e dados. A Sportradar está ajudando nossos clientes, como a Fox Sports para a transmissão do Super Bowl deste domingo, a atender às demandas e expectativas dos fãs que querem saber não apenas “o que” acabou de acontecer, mas “por que” aconteceu e “o que” acontecerá a seguir. Fornecer esse tipo de contexto é fundamental para envolver o torcedor do esporte moderno.
MDE: No caso do Super Bowl LVII, quais novidades e inovações a Sportradar pretende agregar ao trabalho que será realizado em parceria com a Fox Sports na cobertura do evento?
ZR: A Sportradar tem um conjunto abrangente de produtos e serviços, como Radar360 (plataforma de pesquisa líder da indústria), SR OnAir (aplicativo de gráficos no ar da Sportradar), juntamente com nossa equipe de analistas de pesquisa, permitindo que nossos clientes criem as transmissões mais dinâmicas e envolventes da indústria. Além disso, “Insights” é um produto proprietário, construído sobre o banco de dados de esportes que é líder do setor e incorpora várias fontes de dados da Sportradar, incluindo feeds de dados em tempo real, históricos e de apostas para fornecer às empresas de mídia relevância contextual para um jogo com informações oportunas, dados sobre os marcos da equipe e do jogador, mudanças na liga e nas tabelas de classificação, estatísticas, divisões de apostas em jogos e informações sobre o mercado de jogos. Por meio de uma combinação de tecnologia, como Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (machine learning, no original em inglês) e Visão Computacional, juntamente com a experiência humana, estamos fazendo isso melhor do que qualquer outra empresa do setor.
MDE: Eventos esportivos costumam ser muito dinâmicos e marcados pela rápida sucessão de acontecimentos. Qual é o maior desafio desse trabalho de levantar os dados estatísticos em tempo real, durante a transmissão de um jogo tão importante quanto o Super Bowl?
ZR: Acho que o maior desafio apresentado por um ambiente de jogo em rápida mudança, como o Super Bowl (ou qualquer evento esportivo ao vivo), é o ato de equilíbrio que deve ocorrer entre velocidade e meticulosidade. A natureza viva e imprevisível do futebol americano exige que a pesquisa seja feita o mais rápido possível. Nossa prioridade número um, na Sportradar, é sempre garantir que qualquer informação que chegue ao ar seja 100% precisa. Requer calma sob pressão e confiança em nossas ferramentas e dados para poder produzir rapidamente estatísticas e insights, nos quais temos total confiança e que ajudam nossos clientes de transmissão a contar as histórias mais interessantes, dinâmicas e envolventes o melhor possível, para ajudar os fãs a entenderem e apreciarem o que estão assistindo.