A Série B do Campeonato Brasileiro vive um impasse em relação aos direitos de transmissão. A dois dias do início do torneio, ninguém sabe ao certo quem exibirá a competição.
No início do mês, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia costurado um acordo que previa a exibição dos jogos na TV Brasil (TV aberta), Sportv (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Goat (streaming).
O fatiamento dos direitos de mídia chegou a ser noticiado em alguns veículos, embora sem oficialização por parte da CBF. Pelo acerto inicial, a confederação completaria o valor que os clubes receberam pela Série B em 2023, fornecendo, inclusive, um pequeno aumento.
Sai Brax
Havia o temor de uma queda brusca nas receitas, já que a Brax Sports Assets, agência encarregada dos direitos comerciais da Série B desde o ano passado, alegou dificuldades para realizar os pagamentos deste ano e rescindiu o contrato que tinha com os clubes até 2026.
Sem a Brax, a CBF passou a centralizar o negócio e parecia que tudo se resolveria. No entanto, isso não aconteceu. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o acordo azedou após o Grupo Globo exigir direitos exclusivos para transmitir o torneio.
Novo impasse
Por ora, a Globo só tem garantidos os direitos dos jogos do Santos como mandante em todas as plataformas. Na emissora, ninguém fala oficialmente se os demais jogos da Série B terão transmissão nas plataformas da empresa.
O Goat vai pelo mesmo caminho, alegando que não comenta acordos ainda em fase de negociação e confirmando apenas que o acerto vazado no início do mês ainda não está assinado.
Internamente, na TV Brasil, o contrato estaria no departamento jurídico para os ajustes finais. A Máquina do Esporte apurou que o acerto é de transmissão de três jogos por rodada na emissora estatal. O primeiro deles já seria Operário-PR x Avaí, na próxima sexta-feira (19), às 21h, em Ponta Grossa (PR).
Ter tantas partidas mostradas gratuitamente em outras plataformas teria incomodado a Globo, que sofreria um esvaziamento ainda maior do Premiere. A plataforma de pay-per-view tem perdido assinantes a cada ano, e os poucos jogos exclusivos a deixariam ainda menos atraente ao público.
Tombo
Então, ao menos a TV Brasil já teria a confirmação de que a Série B estará na TV aberta em 2024, certo? Não é bem assim. A experiência mostra que, no futebol brasileiro, nada que é certo hoje tem validade para daqui dois dias.
Recentemente, 1190 Sports e Zeus Sports Marketing divulgaram um acordo com dez clubes da Liga Forte União (LFU) pelos direitos internacionais e de apostas da Série A do Brasileirão.
No entanto, dois dias antes do início do torneio, os times voltaram atrás e venderam esses ativos para outra agência, a Infront Sports & Media, alegando uma proposta mais vantajosa. Um tombo e tanto para a 1190, que teve que dispensar a equipe que já havia sido contratada.
A lição aprendida é que, mesmo que a TV Brasil dê como certo esse acordo e já tenha até programado suas transmissões deste final da semana, tudo pode acontecer até sexta-feira (19).
“Não tenho como confirmar nada. Não recebemos as minutas dos contratos, tampouco sabemos ao certo quem são os players”, afirmou, preocupado, o dirigente de um dos clubes, ao ser questionado sobre quem transmitirá a Série B deste ano.