Maurício Noriega é o mais novo contratado para o esporte da Record. O jornalista comentará os jogos do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista pela emissora a partir de 2025. No canal, Noriega terá a companhia de Cleber Machado. A contratação de Noriega, aliás, teria contado com o aval do próprio Cleber, com quem o comentarista trabalhou na Globo.
Cleber está acertando sua rescisão contratual com o SBT para ser confirmado como narrador principal da Record para a próxima temporada. No último domingo (6), o SBT divulgou um comunicado ressaltando que Cleber possui contrato com a emissora até 2026 e que não havia sido “notificado oficialmente sobre a possível quebra contratual”.
“Recebi uma proposta e comuniquei imediatamente ao SBT. Não há ainda nada firmado. E todas as partes envolvidas estão sabendo de todo o processo, de toda a negociação”, afirmou Cleber Machado.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, ainda faltam detalhes para que haja o acerto, mas, entre os executivos da Record, é dada como certa a chegada do profissional, que narrou a final do Paulistão 2023, entre Palmeiras e Água Santa, na emissora.
À ocasião, Cleber Machado só não continuou na Record porque o canal não possuía direitos de transmissão para o restante do ano. Agora, as perspectivas mudaram.
Programação
Em setembro, a Record acertou com a LiveMode a renovação do contrato de direitos de transmissão do Campeonato Paulista até 2029. A agência, que negocia os acordos de mídia da Federação Paulista de Futebol (FPF), também realiza o mesmo trabalho para os jogos dos times da Liga Forte União (LFU) no Campeonato Brasileiro.
A Record adquiriu o primeiro pacote disponibilizado pela LiveMode, de 38 jogos, um por rodada, divididos com a Cazé TV, que mostrará essas partidas no YouTube. Outros dois pacotes estão sendo vendidos. Um deles está em fase final de assinatura com a Amazon, que disponibilizará um jogo por rodada, de forma exclusiva, na plataforma de streaming Prime Video.
O outro pacote, que poderá ter até quatro jogos por rodada, a depender do número de times da LFU que estiverem na primeira divisão em 2025, ainda está em negociação.
Segundo uma cláusula contratual, Record e Cazé TV terão direito à primeira escolha a cada três rodadas. Esse direito será revezado com os detentores dos demais pacotes.
Há ainda um item no contrato que garante número mínimo e máximo de partidas de cada time nos canais. Foi uma forma de estabelecer igualdade de direitos com cada parceiro. Hoje, o Corinthians é a principal atração entre os times da LFU. O clube do Parque São Jorge, porém, integra o Z4 do Brasileirão 2024 e luta para não cair.
Com os 38 jogos do Campeonato Brasileiro e 16 do Paulistão, a Record somará 54 partidas ao vivo ao longo da temporada. Com isso, a emissora voltou a ser desejada entre os profissionais do esporte. As contratações de Cleber Machado e Mauricio Noriega mostram o novo patamar adquirido pela emissora para o ano que vem.