Pular para o conteúdo

EXCLUSIVO: Proposta multiplataforma afasta Globo de acordo com LFU

Emissora quer projeto que englobe todas as mídias para assinar com clubes, mas modelo encontra resistência

Luis Roberto, principal narrador da Globo na TV aberta, em transmissão no estádio Nilton Santos - Reprodução/Instagram @luisrobertoreal

Luis Roberto, principal narrador da Globo na TV aberta, durante transmissão no Estádio Nilton Santos - Reprodução / Instagram (@luisrobertoreal)

O mês de setembro promete ser agitado nos bastidores do futebol brasileiro. A Liga Forte União (LFU) corre contra o tempo para conseguir um acordo de três temporadas para a venda dos direitos de mídia da Série A do Brasileirão dos clubes filiados a ela.

A LiveMode, agência que negocia em nome da LFU os direitos de mídia para a Série A, tem algumas propostas à mesa para analisar. Depois do SBT ter anunciado publicamente que desistiu de participar da concorrência por um pacote relativo à TV aberta, quem também está cada vez mais distante de um acordo é o Grupo Globo.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, a Globo fez uma proposta multiplataforma para a transmissão do evento. No entendimento da emissora, só fará sentido estar com a LFU se houver uma compra integral de direitos, envolvendo TV aberta e plataformas fechadas (Sportv e Premiere, no caso da empresa).

A LiveMode, porém, pretende fatiar os direitos em diferentes mídias, como recentemente mostrou a Máquina do Esporte. A ideia da agência é seguir o modelo adotado no último triênio no Campeonato Paulista. Assim, haveria um pacote para transmissão gratuita (TV aberta e streaming) e outros dois para plataformas pagas (TV por assinatura e/ou streaming).

Esse projeto não agrada à Globo, segundo a Máquina do Esporte conseguiu confirmar com fontes envolvidas nos diferentes lados da negociação. A ideia da empresa é ter um modelo de negócio que seja similar ao fechado com os clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Com o bloco de clubes, integrado por times como Flamengo, São Paulo e Palmeiras, que também negocia os direitos do Brasileirão, o acordo é exclusivo em todas as mídias.

Com a LFU, não há a necessidade da Globo ter exclusividade total, mas a empresa deseja ter uma boa quantidade de jogos para serem distribuídos em diferentes plataformas (TV aberta, TV fechada e plataformas pagas, como o serviço de pay-per-view Premiere).

A empresa rechaça, por exemplo, repetir o que foi feito no Paulistão em 2022 e 2023, quando o Premiere teve um pacote de jogos para serem ofertados. Em 2024, a emissora não renovou com a Federação Paulista de Futebol (FPF), alegando que o pacote de jogos exclusivos que havia no Premiere não era suficiente para alavancar as assinaturas do serviço.

O modelo do Paulistão, porém, deve acabar sendo o adotado pela LiveMode para a LFU. A agência, que negocia também para a FPF o Estadual, tem feito propostas comerciais para empresas interessadas em patrocinar o torneio, usando, inclusive, imagens das ações que são feitas no Campeonato Paulista.

Isso indica também que a tendência é que a transmissão gratuita seja dividida entre a Record e o YouTube por meio da Cazé TV, que é de propriedade da LiveMode. As duas empresas são as que estão, hoje, mais próximas de um acordo para essas plataformas. O negócio deve girar em torno de R$ 400 milhões anuais, com direito à transmissão de 38 partidas.

Ainda existe a possibilidade do YouTube ter mais um pacote de jogos para serem exibidos para assinantes. A ideia da LiveMode é conseguir negociar dois pacotes de venda de direitos para plataformas fechadas.