A Espanha consagrou-se campeã da Euro 2024 neste domingo (14), quando superou a Inglaterra por 2 a 1 na grande final. A partida, disputada no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, a partir das 16h (horário de Brasília), contou com a transmissão da Globo na TV aberta e gerou uma audiência semelhante à registrada pela emissora com a decisão da Copa América 2024, que aconteceu no mesmo dia, mas mais tarde.
O duelo que deu aos espanhóis o quarto título do torneio organizado pela Uefa gerou 21 pontos de audiência e 41% de participação para a Globo em São Paulo, os melhores números da emissora com a Euro 2024 na principal praça do país. No Rio de Janeiro, o canal obteve 20 pontos de audiência, com 42% de participação. Os números são da Kantar Ibope Media.
Vale lembrar que a decisão da Euro 2024 ainda foi transmitida por Sportv e Globoplay, também do Grupo Globo, e pela Cazé TV, que exibiu a partida apenas pela internet.
Os números obtidos pela Globo com a final da Euro 2024 foram parecidos com os registrados na decisão da Copa América 2024, disputada a partir das 22h22, após quase 1h30 de atraso. O bicampeonato da Argentina, que derrotou a Colômbia por 1 a 0 na prorrogação, gerou 21 pontos de audiência para a emissora tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
Média geral
A Globo exibiu apenas cinco partidas da Euro 2024 na televisão aberta. Além da final, a emissora transmitiu o jogo de abertura e um duelo das oitavas de final, um das quartas e um das semifinais. Todos esses confrontos também foram transmitidos por Sportv e Globoplay.
Considerando-se todas as partidas que transmitiu, a emissora obteve, em São Paulo, uma média geral de 14 pontos e 31% de participação com a Euro 2024.
No Rio de Janeiro, a média geral de audiência da competição foi de 18 pontos e 37% de participação, maior número entre as últimas seis edições do torneio, ou seja, de 2004 para cá.