Pular para o conteúdo

Final da NWSL se torna partida mais assistida da história da liga nos EUA com média de 967 mil espectadores

Orlando Pride, equipe de Marta, conquistou primeiro título da competição com vitória por 1 a 0 sobre o Washington Spirit

Orlando Pride foi campeão da temporada 2024 da NWSL - Reprodução / X (@ORLPride)

O Orlando Pride se tornou campeão da NWSL pela primeira vez com uma vitória sobre o Washington Spirit na final, disputada no último sábado (23). Fora de campo, a partida atingiu a maior audiência da história da liga norte-americana de futebol feminino nos Estados Unidos.

A vitória por 1 a 0 da equipe que tem como capitã a brasileira Marta foi assistida na CBS por uma média de 967,9 mil espectadores no território norte-americano, com pico de 1,1 milhão de pessoas.

A audiência representa um crescimento de 18% em relação à final de 2023, que teve uma média de 816,8 mil espectadores, e de 8% em comparação ao ano anterior, quando a decisão registrou 915 mil.

“Quando começamos nossos novos acordos de mídia nesta temporada, o objetivo era redefinir nosso valor e colocar mais de nossas partidas nos lugares e espaços onde os fãs consomem conteúdo”, comentou Jessica Berman, comissária da NWSL.

“A excelente cobertura do último fim de semana nas plataformas da CBS, audiência recorde de partidas e o evento mais assistido da NWSL na história são o produto de nossos esforços para ampliar e diversificar nosso público”, completou.

Apesar dos bons números, o título do Orlando Pride não gerou mais audiência do que o NWSL Skills Challenge de 2024, desafio de habilidades com as estrelas da liga. O evento foi o mais assistido da história da competição, com uma média que superou 1,5 milhão de espectadores.

Temporada

Acompanhando a trajetória crescente vivida pelos esportes femininos nos EUA, a NWSL teve bons números de audiência na temporada 2024. As transmissões dos playoffs obtiveram uma média de 562,9 mil espectadores, com um total de 4,6 milhões.

Considerando-se todas as plataformas, os jogos da pós-temporada somaram 18,7 milhões de telespectadores. O número foi cinco vezes maior do que o registrado na temporada anterior.

A tendência é de que os números continuem a crescer, também por conta do acordo de direitos de transmissão domésticos assinado pela NWSL. Recentemente, a liga fechou contratos avaliados em US$ 240 milhões com Amazon, CBS, ESPN e Scripps.

A quantidade de pessoas nos estádios para partidas da NWSL também alcançou números recordes na temporada 2024. A competição teve um público total de 2,5 milhões de pessoas. O recorde anterior foi quebrado já na 18ª rodada, em setembro.