A Fz Sports, companhia de mídia e tecnologia voltada à gestão e comercialização de direitos de transmissão esportivos, levantou US$ 74 milhões por meio de growth funding, tipo de financiamento voltado para empresas já estabelecidas. Com isso, a organização conseguirá dar continuidade à expansão do seu trabalho na América Latina e acelerar o crescimento da Liga 1 peruana, que ganhou tração por conta do trabalho de sua subsidiária 1190 Sports.
O financiamento, que inclui dívida e capital social, foi proporcionado por 777 Partners, MEP Capital, Torneos, Serengeti Asset Management e Magma Partners, entre outras organizações. A 777 Partners é dona de 70% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco. Já a Serengeti é investidora da Liga Forte Futebol (LFF), um dos grupos que busca a formação da liga brasileira de clubes.
“Esse financiamento nos permitirá continuar apoiando e impulsionando a gestão e distribuição de direitos esportivos de várias das ligas e federações mais importantes da região. Ao mesmo tempo, reflete a visão de crescimento e potencial que o negócio do esporte, em rápida expansão, possui, graças à nossa gestão, modelo de negócio e tecnologia”, disse Matías Rivera, cofundador e CEO da Fz Sports.
“Estamos encantados por continuar apoiando esse time diretivo em rápida expansão de seu negócio, que cresceu cerca de 60 vezes desde que apoiamos a Série A em 2019. O novo ingresso de capitais proporcionado pela 777 Partners impulsionará o crescimento da Fz Sports em seu trabalho de transformar as maneiras de se produzir e consumir futebol”, disse Juan Arciniegas, diretor geral e chefe de esportes, meios e entretenimento da 777 Partners.
“Matías [Rivera] e todo o seu time da Fz Sports têm feito um trabalho magnífico, tornando a Fz líder no mercado de gestão de direitos de meios esportivos na América Latina, convertendo-se rapidamente em um sócio-chave para várias das principais organizações de futebol da região. Cremos que possuem uma grande oportunidade e esperamos trabalhar em estreita colaboração com o time da Fz para respaldar o crescimento contínuo do negócio”, disse Matt Cohen, líder da MEP Capital Partner.
Direitos de transmissão
Com uma operação global composta por mais de 80 profissionais, o grupo atualmente administra os direitos de transmissão de ligas latino-americanas, como Brasileirão, Liga Argentina de Fútbol (como parte da Argentina Football Distribution) e Liga1 Peru, na qual a companhia está desenvolvendo uma iniciativa em parceria com a Federação Peruana de Futebol (FPF) para centralizar seus direitos por meio do lançamento de canais de distribuição próprios.
Além disso, a Fz Sports integra o consórcio que administra os direitos de transmissão, imagem e patrocínio da seleção chilena de futebol para o período de 2023 a 2026, assim como os patrocínios da seleção peruana, entre outras propriedades.
Como parte de seu modelo de negócios associativo com os titulares de direitos, a empresa oferece sua própria plataforma de transmissão e serviços de gestão de direitos digitais para a distribuição direta ao consumidor por intermédio da AFA Play, do Brasileirão Play e da Liga1 Play, plataformas oficiais de Argentina, Brasil e Peru.