A estreia da GeTV, novo canal digital da Globo, nesta quinta-feira (4), teve um alcance milionário de audiência no YouTube e brincadeiras, incluindo referências à concorrente CazéTV. Em campo, atuando no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), o Brasil venceu o Chile por 3 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No YouTube, a transmissão do canal consta, até as 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira (5), com 6,8 milhões de visualizações.
O jogo ao vivo, segundo dados da consultoria Pense Play, chegou a um pico de 1,4 milhão de visualizações simultâneas, por volta do momento do gol de Estêvão, aos 37 minutos do primeiro tempo e que abriu o caminho para a vitória brasileira. Ao todo, a audiência durante a partida ficou sempre na casa de pelo menos 1 milhão de aparelhos conectados.
A audiência milionária atende à estratégia da Globo em enfrentar seu principal concorrente no segmento. Logo na abertura das transmissões, a GeTV fez referência direta à CazéTV, cujo alcance, audiência e faturamento publicitário motivaram a Globo a investir em seu canal digital.
A atriz Regina Casé, contratada de longa data do Grupo Globo, foi escalada para ler uma mensagem contando sobre o novo canal. O vídeo de estreia foi finalizado com a imagem de uma camisa da seleção brasileira com o nome da atriz e apresentadora, que foi alterado para “Regina GE”.
Concorrência
A GeTV, que já existia desde 2020, com 23 mil vídeos postados, contava com 6,2 milhões de inscritos até a Globo começar a divulgar detalhes do novo canal digital. Atualmente possui 6,9 milhões de seguidores, números ainda bem inferiores aos da CazéTV, com 22,2 milhões de inscritos.
A proposta da Globo foi oferecer uma cobertura alternativa à TV linear, feita no jogo desta quinta-feira (4) por TV Globo e Sportv, com uma linguagem mais informal, palavrões liberados e foco na Geração Z, que já nasceu conectada e costuma acompanhar esporte se dividindo em várias telas.
A transmissão contou com narração de Jorge Iggor; comentários de Bruno Formiga e Luana Maluf na tribuna do estádio; apresentação e comentários de Mariana Spinelli, Fred Bruno e André Balada à beira do campo; e Jordana Araújo e Sofia Miranda nas reportagens no gramado.
Durante o jogo, Jorge Iggor também fez referência direta aos concorrentes em um lance em que Casemiro cabeceou uma bola defendida pelo goleiro chileno. O narrador brincou com um “Hoje não, Casemiro”. O volante ainda levou um cartão amarelo e está suspenso do próximo jogo, contra a Bolívia, na próxima terça-feira (9), fora de casa.
Rivais no digital, GeTV e CazéTV terão seu primeiro duelo direto pelos corações e mentes do público jovem nesta sexta-feira (5), com a transmissão de Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers, segundo jogo da NFL no Brasil, direto da Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Audiência
Um sintoma de que a audiência da GeTV atraiu boa parcela do público que já assistia às transmissões da TV Globo é que a boa vitória do Brasil sobre o Chile, na melhor apresentação da seleção brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti, gerou a menor audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro ao canal aberto desde que o italiano assumiu o time.
Na Grande São Paulo, o jogo rendeu 24 pontos de audiência e 42% de participação sobre o número de TVs ligadas (share), segundo a Kantar Ibope Media. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por sua vez, a vitória da seleção por 3 a 0 gerou 31 pontos e 50% de participação.
LEIA MAIS: Goleada do Brasil sobre o Chile é menor audiência da Globo na Era Ancelotti em SP e no RJ
Dados consolidados sobre a audiência da GeTV, porém, ainda não foram divulgados pela Globo.
Multiplataforma
Além do YouTube, a ideia da Globo com os investimentos na GeTV é fazer uma distribuição multiplataforma.
Na estreia do novo investimento da empresa no streaming, o público também pôde acompanhar a transmissão no Globoplay (substituindo o GE Fast), TikTok, Samsung TV Plus, nas operadoras Claro, Vivo e Oi TV, e no portal Ge.globo. Ainda em setembro, o canal estará disponível em TVs conectadas de LG e TCL.
A Globo pensa também em colocar a GeTV em outras plataformas de streaming, como Amazon Prime Video e Disney+.