A Copa do Mundo 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, de 11 de junho a 19 de julho, projeta a ascensão do consumo multitela como nunca antes visto na história dos Mundiais da Fifa. Globo,
CazéTV, SBT e N Sports, os detentores dos direitos de transmissão do torneio, formatam suas estratégias digitais para estarem presentes em toda a jornada do fã de esportes, que vai além da simples transmissão de jogos, apostando na presença de times de influenciadores com alguns milhões de seguidores.
Focado nesse pilar e sem os direitos de mídia da Copa, a Rede Ronaldo, do pentacampeão mundial Ronaldo Fenômeno, também pretende abraçar esse público oferecendo diversas formas de entretenimento em seus canais com o intuito de conquistar audiência e – por que não? – atrair o mercado anunciante. Veja abaixo como está a preparação para a Copa entre alguns dos principais players digitais do país.
Globo
A Globo prepara um projeto digital de grande escala para a Copa do Mundo, envolvendo cerca de 2.000 influenciadores. A emissora pretende integrar televisão e plataformas digitais, com conteúdos exclusivos, bastidores e formatos pensados para engajamento em redes sociais.
“Estamos unindo forças para criar novas maneiras de levar as emoções do esporte para os brasileiros, permitindo que cada torcedor encontre sua forma de se conectar com o que acontece durante um grande evento”, destaca Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo.
“E garantindo que as marcas também façam parte dessa jornada”, completa.
A estratégia inclui transmissões complementares, vídeos curtos e ativações comerciais que ampliam a experiência do torcedor em multitelas.
Um grande aliado na estratégia digital da Globo para o próximo Mundial será a GeTV, canal digital lançado pela emissora há pouco mais de dois meses no YouTube, que já conta com mais de 10 milhões de inscritos. O canal serve para complementar o portfólio de produtos do grupo.
O grande desafio para da GeTV será a cobertura da Copa sem poder transmitir os jogos. A Globo possui os direitos de mídia da competição apenas para a TV aberta e TV fechada, que terá 52 partidas do Mundial da Fifa.
“Vamos seguir com a GeTV dentro do que é possível. O foco é entregar conteúdo relevante, respeitando os direitos que temos e entendendo onde o público está”, explica Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo.
CazéTV

A CazéTV, canal capitaneado pelo influenciador digital Casimiro Miguel é a única plataforma de mídia que assegurou os direitos de exibir todos os 104 jogos da Copa do Mundo 2026, que pela primeira vez terá a participação de 48 seleções. Como é praxe na emissora, o público terá acesso a transmissões gratuitas no YouTube.
O projeto prevê a veiculação de conteúdos complementares, como entrevistas, comentários e interação com torcedores, uma das estratégias mais bem-sucedidas do canal, que teve justamente na Copa do Mundo do Catar 2022 seu primeiro grande evento de transmissão.
No momento, a CazéTV está em fase de planejamento de suas ativações digitais, mas já se posiciona como protagonista no ambiente online, graças à força de contar com 23,2 milhões de inscrições no YouTube.
A aposta será em formatos curtos e conteúdos virais que dialogam diretamente com a Geração Z. A capacidade de gerar audiência e criar conexões com o público já atraiu uma lista de grandes empresas como anunciantes. Ambev, Bet365, Betnacional, Coca-Cola, Decolar, General Motors (GM), iFood, Itaú, KTO, Mercado Livre e Vivo serão as patrocinadoras do canal na competição.
SBT e N Sports

O SBT retorna à Copa do Mundo após 28 anos, em parceria com a N Sports. O pacote prevê a transmissão de 32 partidas, incluindo todos os jogos da seleção brasileira tendo como principais comunicadores Galvão Bueno e Tiago Leifert.
“É uma emoção que se renova a cada Copa. São mais de cinco décadas contando as histórias que fazem o coração do torcedor brasileiro bater mais forte”, afirmou Galvão Bueno por ocasião do anúncio da aquisição dos direitos de mídia da Copa.
“Estar mais uma vez presente nesse espetáculo mundial junto com a seleção brasileira, depois de narrar o tetra e o penta, e agora ao lado da N Sports e do SBT, é um privilégio e uma responsabilidade imensa”, acrescentou ele, que participou das últimas 13 edições do Mundial da Fifa, a maior parte da carreira na TV Globo.
A emissora ainda está em fase de planejamento de suas ativações digitais, mas já confirmou que utilizará suas redes sociais para ampliar o alcance das transmissões.
A N Sports, por sua vez, será responsável por parte da cobertura no YouTube e ainda anunciará seu plano de comunicação digital sobre a Copa. A expectativa é de que a parceria combine TV aberta e ambiente digital para atingir diferentes perfis de audiência.
Rede Ronaldo

Sem deter os direitos de TV, a Rede Ronaldo aposta em um projeto multiplataforma para acompanhar a Copa. O “Brasa na Rede 2026” terá 30 dias de produção ao vivo nos Estados Unidos e Canadá, com influenciadores que somam mais de 90 milhões de seguidores.
A operação será conduzida a bordo do Rede Ronaldo Trailer, estúdio itinerante que percorrerá mais de 4.000 km entre Houston, Toronto e Miami. O projeto contará com transmissões pré-jogo, podcasts ao vivo, quadros temáticos e experiências interativas com torcedores.
Entre os parceiros estão Grupo Primo, Inflr, Kwai e Warner Music, cada um responsável por ativações específicas. A programação inclui séries nostálgicas sobre conquistas brasileiras, campeonatos de e-Sports, atrações musicais e conteúdos diários para redes sociais.
“O Brasa na Rede traduz a paixão brasileira pelo futebol e entrega uma experiência completa para marcas e audiência, combinando autenticidade, dados e entretenimento em escala”, afirma Ronald Nazário, filho de Ronaldo e presidente da Rede Ronaldo,
