O Grupo Globo conseguiu superar todas as rusgas com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) depois de ter desistido de ser emissora oficial da Libertadores em 2020, no auge da pandemia. Na noite desta quinta-feira (7), a empresa anunciou um acordo para transmitir, com exclusividade em todas as plataformas, a Copa América 2024.
A competição mais antiga do mundo entre seleções de futebol estará de volta à Globo, depois do SBT transmitir o torneio em 2021. A edição do próximo ano terá a participação de 16 equipes e será disputada nos Estados Unidos. Pelo acordo firmado pela Globo com a Brax, que comprou os direitos comerciais do torneio, os 32 jogos serão exibidos pelo grupo.
Segundo a emissora, a TV Globo exibirá os três jogos do Brasil na fase de grupos, além de duas partidas das quartas de final, as duas semifinais e a decisão. Já o Sportv mostrará todos os 32 confrontos previstos. Com isso, mais uma vez, o Grupo Globo elimina a concorrência na transmissão de jogos da seleção brasileira. Assim como aconteceu nas Eliminatórias para a Copa de 2026, a emissora garantiu exclusividade em todas as plataformas.
A primeira “ação” da nova parceria aconteceu na própria quinta-feira (7), com a transmissão do sorteio dos grupos dentro do Sportv. Além da Copa América, a Globo já havia anunciado, no início do mês, que transmitirá a Euro 2024. A competição entre seleções da Europa, porém, não será exclusiva da emissora. A Cazé TV também exibirá um pacote de jogos do torneio.