A TV Globo igualou sua pior audiência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com a transmissão da vitória do Botafogo sobre o Fortaleza, por 4 a 2, na última rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo (7).
O duelo, que rebaixou o time cearense à Série B do Brasileirão em 2026, marcou apenas 15 pontos, segundo medição da Kantar Ibope Media. A partida, que teve bola rolando das 16h04 às 18h05 (horários de Brasília), teve 30% de participação sobre o número de TVs ligadas (share), penúltimo menor índice no torneio deste ano na praça.
Com a vitória sobre o Fortaleza, o Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro na sexta posição e se classificou para a Pré-Libertadores 2026.
O time ainda tem chance de garantir uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental. Mas, para isso, precisa torcer para que Cruzeiro ou Fluminense ganhem a Copa do Brasil, que ainda terá a disputa de suas semifinais. Nesse caso, o G5 viraria G6, e o Fogão entraria de maneira direta na competição.
Já o Fortaleza terminou em 18º, mesma pontuação do rival Ceará, que ficou na frente por ter saldo melhor. Ambos os times, porém, foram rebaixados.
São Paulo
A vitória do Santos sobre um time misto do Cruzeiro por 3 a 0 também não empolgou o público na Grande São Paulo. O jogo, exibido das 16h04 às 18h, somou 15 pontos de audiência e 29% de share de acordo com a Kantar Ibope.
Foi o segundo pior índice obtido pela TV Globo neste ano com o Brasileirão. A partida só supera o empate do Santos com o Botafogo (2 a 2), em outubro, que marcou 14 pontos.
A audiência também iguala a de outros quatro jogos do Brasileirão, sendo um deles do próprio Santos (empate em 1 a 1 com o Grêmio, na Vila Belmiro, em outubro).
Com o triunfo, o time de Neymar se manteve na elite no ano que vem. Já o Cruzeiro, que tinha garantido o 3º lugar e não disputada mais nada no Brasileirão, poupou jogadores com vistas à semifinal da Copa do Brasil.
O próximo desafio da Raposa essa competição será na quarta-feira (10), no Mineirão, contra o Corinthians. O jogo de volta será na Neo Química Arena, em São Paulo, no próximo domingo (14).

Baixo interesse
Um dos fatores que contribuiu para o baixo interesse foi o fato de o título do Flamengo já ter sido definido na rodada de meio de semana. Havia pouca coisa em disputa na rodada final, já que até as vagas para a Libertadores já estavam praticamente definidas.
O único confronto direto na rodada foi no jogo Fluminense x Bahia. O vencedor teria lugar assegurado na fase de grupos da Libertadores. O Tricolor Carioca venceu por 2 a 0, mas a Globo optou por mostrar o Botafogo.
Outro fator que pesou foi que nem em São Paulo nem no Rio, Flamengo e Corinthians, clubes de maior apelo com o público, tiveram seus jogos exibidos.
O Flamengo já havia enfrentado o Mirassol no sábado (6) com o time sub-20. Os titulares seguiram para o Catar para a disputa da Copa Intercontinental, após o título da Libertadores.
O Corinthians, por sua vez, que já não disputava muita coisa na competição, empatou com o Juventude em casa no domingo, em jogo pouco empolgante. O time também poupou titulares por causa das semifinais da Copa do Brasil.
Segundo a Kantar Ibope Media, na Grande São Paulo, cada ponto representa 77.488 residências e 199.313 pessoas. Já na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cada ponto equivale a 48.836 lares e 120.893 telespectadores.
