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Globo intensifica “batalha digital” para Copa do Mundo de 2026 com projeto com 2 mil influenciadores

Em parceria com a Play9, emissora mira cobertura baseada na pluralidade de pontos de vista sobre o Mundial e presença em diversas plataformas

Projeto da Globo em parceria com a Play9 levará mais de 2 mil influenciadores para Copa do Mundo de 2026 - Divulgação

A Globo anunciou um projeto em parceria com a Play9 Content Group que envolverá a presença de mais de 2 mil influenciadoresna cobertura da Copa do Mundo de 2026. O movimento intensifica a “batalha digital” dos canais brasileiros em busca de destaque com o torneio.

A iniciativa envolve a participação de 2.026 criadores de conteúdo digital de diferentes perfis e tamanhos, com a intenção de gerar uma pluralidade de pontos de vista sobre o Mundial, com diferentes realidades, estilos de vida e interesses.

O projeto espera conectar as diferentes gerações consumidoras da Copa do Mundo e transformar o evento em um ecossistema de entretenimento, informação e engajamento.

A ViU, área da Globo especializada em marketing de influência, será responsável por agregar a estratégia dos perfis e canais Globo ao projeto, em colaboração com o grupo Play9. 

A intenção é criar uma narrativa contemporânea, interativa e multiplataforma. Os conteúdos serão produzidos com narrativa focada nas histórias, sentimentos e acontecimentos para além das transmissões das partidas.

Enquanto isso, no ambiente digital, a GeTV será responsável pelas transmissões dos jogos do Mundial.

Comercial

A busca por aproximar a cobertura da Copa do Mundo ao ambiente digital e suas formas de consumo, o projeto potencializa os retornos financeiros da Globo com a Copa do Mundo 2026.

Além dos espaços comerciais tradicionais, a emissora também poderá criar novas cotas, específicas para o projeto, voltadas para marcas que buscam se conectar com modelos de publicidade nativos da “economia dos criadores”, formatos interativos e integrados em diferentes plataformas.

“Estamos unindo forças para criar novas maneiras de levar as emoções do esporte para os brasileiros, permitindo que cada torcedor encontre sua forma de se conectar com o que acontece durante um grande evento. E garantindo que as marcas também façam parte dessa jornada”, exaltou reforça Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo.

Os escolhidos

Os influenciadores serão espalhados pelos três países-sede da Copa do Mundo 2026 (Estados Unidos, Canadá e México) para traduzir essas características a partir do próprio ponto de vista. 

Dos 2.026 nomes convidados, 26 são figuras conhecidas e escolhidas para a ação. Os outros 2 mil são influenciadores de menor expressão, que serão recrutados pelo PlayNest, plataforma do Play9 dedicada a profissionalização da “economia dos criadores” e ações em escala com criadores e marcas. 

“É a maior mobilização de influenciadores já feita no Brasil, e provavelmente no mundo, para um único evento. E esse processo de gamificação da escolha deles já será o início do aquecimento para a Copa”, comentou João Pedro Paes Leme, CEO e sócio-fundador do Play9 Content Group.

Batalha digital

O movimento da Globo intensifica a disputa por espaço no ambiente digital protagonizado pelas detentoras de direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026.

Além da Globo, CazéTV e N Sports também exibirão o Mundial. Com isso, a concorrência por engajamento, relevância e conexão com as conversas geradas pelo torneio da Fifa será grande.

A CazéTV exibirá todos os jogos da Copa do Mundo 2026, assim como a Globo. O canal da LiveMode terá sua cobertura completamente voltada para plataformas digitais.

A N Sports, por sua vez, ganhou os direitos de transmitir o Mundial através de uma parceria com o SBT. Apesar do acordo não contemplar transmissões no streaming, o canal esportivo é dono da operação da NWB e poderá, por exemplo, usar os canais que pertencem ao grupo para alavancar a exposição e o engajamento das transmissões do torneio.