A Globo passou por uma verdadeira “sinuca de bico” nesta quinta-feira (1º). A emissora precisou escolher entre duas seleções mundiais, Espanha e Alemanha, que jogaram no mesmo horário em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.
Como, a princípio, a Espanha já estava praticamente classificada, era ampla favorita contra o Japão e precisava de uma combinação improvável de resultados para ficar fora na fase de grupos, a Globo optou pela transmissão de Alemanha x Costa Rica. Os alemães precisavam vencer e ainda contar com um resultado que os beneficiasse no outro jogo.
No decorrer das partidas, no entanto, o que se viu não era nem de longe o que se esperava. Depois de um primeiro tempo sem conseguir fazer praticamente nada, o Japão virou para cima da Espanha na etapa final, e o jogo acabou se tornando um duelo que provavelmente chamaria mais atenção dos espectadores por conta do resultado tão atípico.
Dessa forma, Alemanha x Costa Rica acabou perdendo o fôlego e ficou aquém dos números vistos no dia anterior, quando a Argentina bateu a Polônia por 2 a 0 no jogo das 16h e garantiu vaga nas oitavas de final ao lado dos próprios poloneses.
Números
De acordo com o Kantar Ibope Media, alemães e costa-riquenhos garantiram 21 pontos de média à Globo com 44% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT). Foram 7 pontos a mais em relação à faixa horária do jogo, transmitido das 16h às 17h56, o que corresponde a um crescimento de 50%.
No Rio de Janeiro, os números foram bem parecidos com os do PNT. A média de audiência também ficou em 21 pontos com os mesmos 44% de participação. Foram 6 pontos a mais na faixa horária, o que equivale a um aumento de 40%.
Já em São Paulo, os números ficaram um pouco abaixo, com 19 pontos de média e 41% de participação. Foram 6 pontos a mais na faixa horária, o que significa um crescimento de 46%.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.