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Globo registra maior audiência do futebol no ano no RJ com título do Flamengo na Libertadores

Em São Paulo, derrota do Palmeiras só perde para estreia do técnico Carlo Ancelotti no comando da seleção brasileira

Jogadores do Flamengo erguem a taça da Libertadores 2025 - Adriano Fontes/Flamengo

Jogadores do Flamengo erguem a taça da Libertadores 2025 - Adriano Fontes/Flamengo

O tetracampeonato do Flamengo na Libertadores, conquistado com vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima (Peru), no último sábado rendeu à TV Globo a maior audiência do ano com futebol na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O jogo, que teve bola rolando de 18h16 às 20h13, alcançou 39 pontos e 63% de participação sobre o número de TVs ligadas, segundo dados da Kantar Ibope Media.

O jogo superou o recorde anterior, que também pertencia ao Flamengo. A derrota do Rubro-Negro por 4 a 2 para o Bayern de Munique, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, em 29 de junho, havia registrado 38 pontos de audiência e 60% de participação.

Marcas

A transmissão comandada por Luis Roberto, com comentários de Caio Ribeiro e Junior, representou crescimento de 58% em audiência e 29 pontos de share em relação à média da faixa horária nos quatro sábados anteriores.

Considerando toda a cobertura (16h28 às 20h49), a emissora obteve 32 pontos e 52% de participação, o recorde da faixa em 2025.

No dia seguinte, a chegada do Flamengo ao Rio e a comemoração com torcedores nas ruas registraram 15 pontos e 34% de participação entre os cariocas (12h30 às 14h16), recorde de share nesta faixa aos domingos desde julho de 2024.

São Paulo

Na Grande São Paulo, a final marcou 28 pontos e 51% de participação, de acordo com a Kantar Ibope. Foi a maior média de uma decisão de Libertadores desde 2019.

O desempenho só ficou atrás do empate entre Equador e Brasil por 0 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, em 6 de junho, que obteve 30 pontos e 46% de participação. Foi a estreia do técnico Carlo Ancelotti à frente da equipe nacional.

Além disso, o jogo igualou os números de outras três partidas do selecionado brasileiro nas eliminatórias: Argentina 4 x 1 Brasil (28 pontos e 45% de participação), em março; Brasil 1 x 0 Paraguai (28 pontos e 49% de share),em junho; e Bolívia 1 x 0 Brasil (28 pontos e 44% de participação), em setembro. A humilhação para os argentinos custou o cargo do técnico Dorival Júnior.

A decisão também trouxe crescimento de 65% na média de audiência em comparação aos quatro sábados anteriores. Com a bola rolando, o confronto registrou a maior audiência da faixa desde 5 de dezembro de 2022.

A transmissão completa, do pré-jogo à festa do título, fez 22 pontos e 45% de participação, o que representou um aumento de 57% sobre a média da faixa nos quatro últimos sábados.

Segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 77.488 residências e 199.313 pessoas na Grande São Paulo. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 lares e 120.893 telespectadores.