A goleada de Portugal sobre a Suíça por 6 a 1 rendeu à Globo a melhor audiência da emissora para a transmissão de um jogo de seleções estrangeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo. A audiência foi boa tanto no Brasil como nos dois principais mercados do país (São Paulo e Rio de Janeiro).
No Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência nos 15 principais mercados nacionais, a partida rendeu 24 pontos de audiência, com 47% de participação sobre o número de TVs ligadas. O jogo gerou um crescimento de 60% ou acréscimo de 9 pontos em relação à média da faixa horária (16h às 17h53).
Anteriormente, a maior audiência no país de um jogo das oitavas de final, com exceção da seleção brasileira, havia sido Argentina 2 x 1 Austrália e Inglaterra 3 x 0 Senegal, ambos jogos realizados no último fim de semana, que renderam 23 pontos à emissora carioca. A partida do time de Messi ocorreu no sábado (3). O jogo do English Team foi no domingo (4).
No Rio de Janeiro, o show de Gonçalo Ramos e companhia teve desempenho ainda melhor, com 26 pontos de audiência. A participação sobre o número de TVs ligadas foi de 48%. Na capital fluminense, a Globo obteve um crescimento de 44% ou aumento de 8 pontos em relação à média da faixa horária.
Na Cidade Maravilhosa, o melhor desempenho anterior nas oitavas de final, sem contar a seleção brasileira, havia sido Japão 1 x 1 Croácia, que conquistou 23 pontos. A partida tinha motivo para despertar interesse na torcida, já que o time croata, que venceu na disputa por pênaltis, será o próximo adversário do Brasil.
São Paulo abaixo
O desempenho mais discreto aconteceu em São Paulo, onde o jogo rendeu 23 pontos de audiência. O share (participação sobre o número de TVs ligadas) foi de 44%. Na capital paulista, o horário de transmissão da partida alcançou um crescimento de 77% ou aumento de 10 pontos na audiência.
O índice de 23 pontos igualou o obtido na vitória da Inglaterra sobre Senegal. O jogo aconteceu no domingo (4), quando é esperado um ibope maior, já que há mais pessoas de folga em casa.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.