A goleada da seleção brasileira sobre o Chile, por 3 a 0, nesta quinta-feira (4), rendeu à TV Globo a menor audiência com o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 na Era Carlo Ancelotti tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
Desde que o treinador italiano assumiu a seleção, em junho, no empate por 0 a 0 diante do Equador fora de casa, foram os menores índices alcançados com a seleção.
Na Grande São Paulo, a vitória do selecionado nacional teve 24 pontos de audiência, segundo a Kantar Ibope Media, com 42% de participação sobre o número de televisores ligados (share).
Até então, o menor índice desde que Carleto assumiu a seleção brasileira havia sido na vitória sobre o Paraguai por 1 a 0, que garantiu a classificação da equipe para a Copa do Mundo de 2026. À ocasião, houve 28 pontos de audiência, com 49% de participação sobre o número de TVs ligadas.
O jogo também igualou o menor índice obtido com a seleção brasileira em 2025, que tinha sido na vitória sobre a Colômbia, por 2 a 1, pelas Eliminatórias, em março. À época, o time nacional ainda era comandado por Dorival Júnior, hoje no Corinthians. Aquele jogo, porém, teve um share superior: 45%.
Segundo a TV Globo, ainda assim, o jogo desta quinta-feira (4) gerou crescimento de 20% em relação à média das quatro quintas-feiras anteriores, quando não houve transmissão de futebol.
Rio de Janeiro
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a audiência foi de 31 pontos, com 50% de participação sobre o número de TVs ligadas. O índice também perdeu para Brasil x Paraguai, em junho, que somou 32 pontos de audiência e participação de 52%.
Em termos de seleção brasileira neste ano, a partida diante do Chile só superou a audiência de Brasil x Colômbia, em março, que cravou 29 pontos e teve 49% de share.
Mesmo com desempenho modesto em relação aos demais jogos da seleção brasileira ao longo do ano, na capital fluminense houve incremento de 24% no comparativo com as quatro quintas-feiras anteriores.
De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 77.488 lares e 199.313 pessoas na Grande São Paulo. Já na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 residências e 120.893 telespectadores.