Pular para o conteúdo

Goleada do Brasil sobre Chile é menor audiência da Globo na Era Ancelotti em SP e no Rio

Na capital paulista, vitória da seleção brasileira por 3 a 0 gera 24 pontos e 42% de participação sobre número de TVs ligadas

Estêvão, autor do primeiro gol, conduz a bola na vitória da seleção brasileira sobre o Chile, no Maracanã - Rafael Ribeiro/CBF

Estêvão, autor do primeiro gol, conduz a bola na vitória da seleção brasileira sobre o Chile, no Maracanã - Rafael Ribeiro/CBF

A goleada da seleção brasileira sobre o Chile, por 3 a 0, na quinta-feira (4), rendeu à TV Globo a menor audiência com Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 na Era Ancelotti tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

Desde que o treinador italiano assumiu a seleção, em junho, no empate em 0 a 0 com o Equador fora de casa, foram os menores índices alcançados com a seleção.

Na Grande São Paulo, a vitória do selecionado nacional teve 24 pontos de audiência segundo a Kantar Ibope Media, com 42% de share.

Até então, o menor índice desde que Carleto assumiu a seleção brasileira havia sido na vitória sobre o Paraguai por 1 a 0, que garantiu a classificação da equipe para a Copa do Mundo 2026. Na ocasião, houve 28 pontos de audiência, com 49% de participação sobre o número de TVs ligadas.

O jogo também igualou o menor índice obtido com seleção brasileira em 2025, que tinha sido na vitória sobre a Colômbia, por 2 a 1, pelas Eliminatórias, em março. Na ocasião, o time nacional ainda era comandado por Dorival Júnior, hoje no Corinthians. Aquele jogo, porém, teve um share superior: 45%.

Segundo a TV Globo, ainda assim, o jogo de ontem gerou crescimento de 20% em relação à média das quatro quintas-feiras anteriores, quando não houve transmissão de futebol.

Rio de Janeiro

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a audiência foi de 31 pontos, com 50% de participação sobre o número de TVs ligadas. O índice também perde para Brasil x Paraguai, em junho, que somou 32 pontos de audiência e participação de 52%.

Em termos de seleção brasileira neste ano, a partida de ontem só supera a audiência de Brasil x Colômbia, em março, que cravou 29 pontos e teve 49% de share.

Mesmo com desempenho modesto em relação aos demais jogos da seleção brasileira ao longo do ano, na capital fluminense houve incremento de 24% no comparativo com as quatro quintas-feiras anteriores.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 77.488 lares e 199.313 pessoas na Grande São Paulo. Já na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 residências e 120.893 telespectadores.