A MLS lançou uma série documental na Apple TV+ chamada Onside: Major League Soccer. O projeto segue o estilo da produção Drive to Survive, da Netflix, que alavancou a popularidade da Fórmula 1 entre a nova geração.
A série documental teve a participação de Paul Martin, produtor executivo que participou do próprio Drive to Survive e de outros documentários esportivos. Para a MLS, a Apple TV+ também contou com a produtora Box to Box.
A produção reúne histórias e personagens de destaque na liga, como os treinadores Pat Noonan, do FC Cincinatti, e Wilfried Nancy, do Columbus Crew. A série também retrata o percurso de Cavan Sullivan, que estreou na liga com 14 anos, pelo Philadelphia Union.
“Você precisa encontrar essas histórias individuais que operam em níveis diferentes e têm aquele subtexto em que as pessoas podem dizer: ‘Certo, esta é uma história sobre Wilfried e Pat, mas posso ver que é representativa de algo maior acontecendo dentro desses clubes, dentro dessas cidades e dentro dessas ligas'”, disse o produtor Paul Martin.
Público
A Box to Box procurou isolar narrativas e histórias que moldaram a temporada de 2024 da MLS e, em seguida, se aprofundou para fornecer perspectivas e insights que atraíssem tantos os fãs mais assíduos quanto aqueles que não acompanharam a liga, sejam eles nacionais ou internacionais.
No entendimento de Paul Martin, diferentemente do que acontece com Drive to Survive e a F1, a quantidade de pessoas que possui compreensão básica do que é uma partida de futebol é maior. Com isso, torna-se mais importante a escolha certa das histórias.
A produção espera expandir o alcance da MLS com a série documental e mudar o posicionamento da liga no mundo da bola.
“Acho que o que eu realmente gosto em assistir a esse show é que você vê os mesmos níveis de paixão, dedicação e sacrifício que você vê em qualquer grande liga de futebol do mundo. Isso é o mais real possível, e acho que há momentos suficientes no show que demonstram isso”, concluiu Paul Martin.