A epopeia brasileira no Catar terminou antes do que a torcida verde e amarela esperava e desejava. O empate em 0 a 0 no tempo normal, seguido pelo 1 a 1 na prorrogação e a derrota nos pênaltis diante da Croácia selaram a eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2022, nesta sexta-feira (9).
Apesar do sabor amargo que a derrota deixou na boca dos torcedores, a Globo, que transmitiu a partida com exclusividade na TV aberta, garantiu 2 horas e 47 minutos de liderança avassaladora na audiência.
No Painel Nacional de Televisão (PNT), a emissora conquistou 50 pontos de média e 78% de participação no total dos televisores ligados. Esta foi a primeira vez (e será a última, aliás) que o Brasil jogou às 12h na Copa do Mundo do Catar. O crescimento dos índices de audiência em comparação aos demais dias do ano foi de 38 pontos ou 317%.
São Paulo e Rio de Janeiro
Em São Paulo, o naufrágio brasileiro rendeu 50 pontos de média e 76% de share, com crescimento de 380% na faixa horária. Já no Rio de Janeiro, foram 51 pontos de audiência e 80% de participação, com aumento de 240% em relação aos outros dias.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.