NBC planeja oferta de US$ 2,5 bilhões anuais pelos direitos domésticos de transmissão da NBA

James Harden, do Los Angeles Clippers, durante partida da NBA - Reprodução / X (@NBA)

A NBCUniversal, multinacional norte-americana da indústria de mídia e entretenimento, está, segundo o The Wall Street Journal, planejando fazer uma proposta de US$ 2,5 bilhões por ano para ter os direitos de transmissão da NBA.

A oferta da NBC, que exibiu a liga por 12 anos até perder os direitos em 2002, inclui um pacote de jogos com partidas da temporada regular e dos playoffs, podendo transmitir dois jogos no horário nobre por semana.

A emissora utilizaria tanto seus canais na televisão quanto o Peacock, seu serviço de streaming. A Warner Bros. Discovery (WBD), que corre o risco de perder seus direitos de transmissão, sai atrás nesse quesito por não ter uma rede de transmissão.

Com seus acordos atuais, com Disney e WBD, a NBA fatura uma média de US$ 2,6 bilhões por temporada. Os contratos, porém, se encerrarão após a temporada 2024/2025.

Disputa

A possibilidade do retorno da NBC surge em meio a uma intensa disputa pelos direitos domésticos de mídia da liga norte-americana de basquete. Na última semana, o Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, chegou a um pré-acordo com a NBA, assim como a ESPN, que pertence ao Grupo Disney, e a ABC.

A WBD, com a TNT Sports, porém, não chegou a um acordo com a competição na janela de negociação exclusiva, o que abriu espaço para concorrentes que não detêm esses direitos no momento, caso da NBC. Segundo o The Wall Street Journal, a empresa, uma das parceiras mais antigas da liga, está fazendo um “esforço de última hora” para seguir transmitindo a NBA.

Distribuição

Para seus novos acordos de direitos de mídia, a NBA optou por diminuir a oferta de partidas para seus parceiros de televisão, a fim de atrair plataformas de streaming. A liga segue negociando quais empresas exibirão partidas importantes.

A Disney está mais próxima de conseguir a exclusividade para a transmissão das finais da NBA, como parte de uma oferta de US$ 2,6 bilhões, que supera em US$ 1,1 bilhão o valor que a empresa paga no atual contrato. A Amazon, por sua vez, deve receber o direito de mostrar algumas partidas de finais de conferência, mas sem exclusividade.

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