Netflix fecha direitos de transmissão pela primeira vez e será casa da WWE a partir de janeiro de 2025

Netflix e WWE fecharam acordo que será válido a partir de janeiro de 2025 - Divulgação / Netflix

A Netflix anunciou, nesta terça-feira (23), um acordo com a WWE, uma das ligas de MMA mais importantes do mundo e que atualmente faz parte do portfólio do Grupo TKO, dono também do UFC. Pelo contrato, o principal programa semanal da liga, conhecido como Raw, passará a ser transmitido pela plataforma de streaming em janeiro de 2025. Será a primeira vez em 31 anos que o Raw não será exibido em um canal de TV linear.

Para se ter uma ideia, o programa já passou dos 1.600 episódios até o momento e ajudou a lançar as carreiras de nomes como Dwayne “The Rock” Johnson, “Stone Cold” Steve Austin, Triple H, John Cena, Roman Reigns, Bianca Belair e Charlotte Flair. Exibido nas 52 semanas do ano, o Raw é, atualmente, o programa número 1 da USA Network, atraindo 17,5 milhões de espectadores únicos ao longo do ano, a maioria deles na faixa etária entre 18 e 49 anos.

O acordo será válido para EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, incluindo o Brasil. Como parte do contrato, a Netflix também se tornará o lar dos programas e eventos especiais da WWE em todas essas localidades, com exceção dos EUA, cujo contrato se restringe ao Raw. A lista inclui outros programas semanais da WWE, como SmackDown e NXT, bem como os eventos premium de luta ao vivo da empresa, entre eles WrestleMania, SummerSlam e Royal Rumble. É a primeira vez que a Netflix adquire os direitos de transmissão de uma liga.  

Por fim, os documentários, séries originais e projetos futuros da WWE também estarão disponíveis na Netflix internacionalmente a partir de janeiro de 2025.

A duração exata e os valores envolvidos no negócio não foram divulgados, mas, de acordo com a revista norte-americana Variety, o contrato foi assinado por 10 anos e vale cerca de US$ 5 bilhões (US$ 500 milhões anuais). Até então, a NBC pagava US$ 250 milhões anuais apenas para o mercado dos EUA.

“Este acordo é transformador. Ele combina o produto imperdível da WWE com o extraordinário alcance global da Netflix e garante uma economia significativa e previsível por muitos anos. Nossa parceria altera e fortalece fundamentalmente o cenário de mídia, expande dramaticamente o alcance da WWE e traz a exibição semanal de compromissos ao vivo para a Netflix”, destacou Mark Shapiro, presidente e diretor de operações da TKO.

“Estamos entusiasmados por ter o WWE Raw, com a sua enorme e apaixonada base de fãs multigeracionais, na Netflix. Ao combinar o nosso alcance, recomendações e os fã-clubes com a WWE, seremos capazes de oferecer mais alegria e valor ao seu público e aos nossos membros. O Raw é o melhor do entretenimento esportivo, combinando grandes personagens e narrativas com ação ao vivo 52 semanas por ano, e estamos entusiasmados por estar nesta parceria de longo prazo com a WWE”, enfatizou Bela Bajaria, diretor de conteúdo da Netflix.

“Em sua história relativamente curta, a Netflix construiu um histórico fenomenal de narrativa. Acreditamos que a Netflix, como uma das principais marcas de entretenimento do mundo, é o lar ideal de longo prazo para a base de fãs ao vivo, leais e cada vez maiores do Raw”, celebrou Nick Khan, presidente da WWE.

A Netflix e o esporte

A relação entre a Netflix e o universo esportivo sempre foi tema entre os fãs da plataforma. A empresa sempre declarou que não gostaria de investir na aquisição de direitos esportivos, mas, recentemente, começou a demonstrar um outro olhar, utilizando o esporte ao vivo como ferramenta para turbinar o conteúdo sob demanda que existe dentro da plataforma.

Primeiro, transmitiu um torneio de golfe que reuniu golfistas e pilotos de Fórmula 1. Depois, em dezembro, anunciou que, em março deste ano, exibirá um evento de tênis que terá como destaque a partida entre os tenistas espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz.

Agora, com a WWE, a estratégia passa a ter os direitos de transmissão de uma liga envolvidos. A Netflix terá eventos de MMA ao vivo, mas, ao mesmo tempo, usará isso para atrair os assinantes para uma grande quantidade de conteúdo sob demanda sobre a liga que passará a oferecer dentro da plataforma.

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