Depois de apenas duas temporadas, a Netflix decidiu cancelar a série documental Break Point, sobre o circuito internacional de tênis. Segundo o jornal britânico The Times, a iniciativa não terá continuidade pelos baixos índices de audiência e também pela dificuldade de acesso às principais estrelas do tênis mundial.
A ideia da Netflix com Break Point era repetir o sucesso de séries documentais de esporte similares, como Drive to Survive, que já está em sua sexta temporada, e Full Swing, sobre golfe, que começou a rodar no ano passado.
Dificuldades
A produtora de Break Point, a Box 2 Box Films, é a mesma que já desenvolve um trabalho semelhante no circo da Fórmula 1. No entanto, ao contrário do automobilismo, em que a série mostra os bastidores dos pilotos, transformando a competição quase em uma novela esportiva, no tênis as dificuldades encontradas foram muito maiores.
No esporte liderado atualmente por Novak Djokovic e Iga Swiatek, os produtores tiveram dificuldade de obter aprovação dos agentes de cada tenista antes de poder ter acesso à intimidade do circuito internacional, fazendo com que o resultado ficasse morno. Por conta desses fatores, o trabalho foi abandonado neste ano.
Vale lembrar que Break Point foi anunciada em dezembro de 2022, justamente junto de Full Swing, que conquistou audiência muito maior do público da Netflix.
Audiência
Um relatório de audiência divulgado em dezembro, cobrindo os primeiros seis meses de 2023, mostrou que 30,5 milhões de horas de Break Point haviam sido assistidas pelo público global da plataforma de streaming. Dessa forma, a série ficou fora do Top 600 entre os produtos audiovisuais fornecidos pela Netflix aos seus assinantes.
Já a primeira temporada de Full Swing somou 53,1 milhões de horas vistas, enquanto a quinta temporada de Drive to Survive acumulou 90,2 milhões de horas assistidas pelos telespectadores.
A segunda temporada de Break Point estreou em janeiro. Já a nova temporada de Full Swing começou nesta semana. O contrato para a série de golfe foi renovado por mais um ano no mês passado, embora o anúncio oficial ainda não tenha sido feito pela Netflix.