Netflix cogita proposta à ATP e pode ser mais um streaming a apostar no esporte ao vivo

A Netflix estaria fazendo um estudo para oficializar uma proposta pelos direitos de transmissão do circuito de tênis masculino da ATP em diversos mercados europeus, incluindo França e Reino Unido. A informação é do jornal americano The Wall Street Journal, que revelou também que o tênis feminino da WTA também está no radar do serviço de streaming.

Se confirmada, a notícia jogaria por terra o fato de a plataforma ter descartado recentemente a possibilidade de entrar no segmento de esporte ao vivo por considerar os direitos muito caros, fragmentados e com vida útil muito curta para serem de valor significativo. Além disso, o serviço sempre preferiu conteúdos que possam ser lançados em escala global.

Nos bastidores, especula-se que a plataforma estaria de olho também na World Surf League (WSL). Nesse caso, o interesse seria de conquistar os direitos globais da principal liga de surfe do mundo.

De acordo com a imprensa americana, a mudança de postura pode ter como principal motivação o fato de o número de assinantes da Netflix estar estagnado ou em queda em diversos mercados. Além disso, mesmo sem ser ao vivo, o esporte já deu mostras de sucesso na plataforma, como nos casos das séries “Drive to Survive” (F1) e “The Last Dance” (NBA), e é capaz de atrair um público totalmente novo para a Netflix.

Por fim, o fato de praticamente todos os concorrentes estarem se aventurando no esporte ao vivo pode ter pesado. Entre os exemplos estão Amazon Prime Video (NFL nos EUA e NBA no Brasil), Apple TV+ (MLB e MLS nos EUA) e Paramount+ (que terá Copa Libertadores e Copa Sul-Americana no Brasil de 2023 a 2026). Recentemente, a Máquina do Esporte publicou uma reportagem especial sobre o tema.

Sair da versão mobile