A Netflix deu uma nova guinada em direção às transmissões ao vivo de eventos esportivos com o anúncio da exibição do confronto de boxe feminino entre Katie Taylor e Amanda Serrano, válido pelo cinturão mundial das superleves, no dia 20 de julho.
A luta será transmitida em parceria com a Most Valuable Promoções (MVP), fundada por Jake Paul e Nakisa Bidarian.
Será a primeira transmissão efetivamente de esporte de alto rendimento da empresa, que se notabilizou pelas séries documentais e, nos últimos meses, por conteúdos esportivos com foco no entretenimento.
No final de 2023, a plataforma de streaming colocou no ar sua primeira transmissão esportiva, um torneio de golfe entre celebridades, do qual participaram pilotos de Fórmula 1 e golfistas profissionais.
Na sequência, em março deste ano, a Netflix se aproximou mais do esporte competitivo, com uma partida de exibição entre os espanhóis Rafael Nadal, representado a antiga geração de tenistas que brilharam no saibro, e Carlos Alcaraz, a mais nova revelação das raquetes na Espanha.
Ainda no mês passado, após a bem-sucedida experiência de transmitir Nadal x Alcaraz, a Netflix anunciou outro evento esportivo de celebridades: a luta entre o veterano ex-pugilista Mike Tyson, de 57 anos, e o influenciador digital Jack Paul, que estará na mesma programação de boxe do dia 20 de julho.
Esporte competitivo
Taylor e Serrano são consideradas duas das principais boxeadoras da atualidade. A irlandesa possui um cartel de 23 vitórias (6 por nocaute) e 1 derrota. Já a porto-riquenha, mais veterana, ostenta 46 vitórias (30 por nocaute), 2 empates e 1 derrota.
O evento será realizado no AT&T Stadium, com capacidade para 80 mil torcedores, em Arlington, no Texas, que é a casa do Dallas Cowboys, da NFL.
O combate será a revanche após a luta de 2022, quando as duas se tornaram as primeiras mulheres a fecharem um evento de boxe no Madison Square Garden, em Nova York.
“A primeira luta em Nova York foi uma ocasião épica e mais do que correspondeu ao investimento, e eu tenho certeza de que a revanche não será diferente. Quero agradecer ao Matchroom e ao DAZN pela ajuda em tornar a luta possível, e estou ansiosa em defender meus títulos como campeã mundial”, comentou Taylor.
À ocasião, Taylor venceu em decisão dividida naquela que foi considerada a luta do ano pela Sports Illustrated e o evento do ano pela revista especializada Th Ring, em 2022. Taylor x Serrano também foi indicada para ganhar como evento do ano do site Sports Business Journal.
“Esta é a revanche que o mundo queria ver, e estou muito feliz que, finalmente, esteja acontecendo”
Katie Taylor
Já Serrano derrotou a brasileira Danila Ramos, por decisão unânime, em sua última luta, válida pelo cinturão da Organização Mundial de Boxe (OMB).
Foi o primeiro título mundial feminino disputado em 12 rounds de 3 minutos, igual ao que ocorre no masculino. À ocasião, a porto-riquenha também imprimiu seu recorde ao dar 1.103 socos durante todo o combate.
“Embora meu foco continue sendo dar às mulheres a opção de lutar com as mesmas regras que os homens, sempre disse que essa é a única luta pela qual voltaria ao 10×2 [10 rounds de 2 minutos] se fosse isso que Katie queria”, afirmou Serrano.
“Acredito que ganhei a nossa primeira luta, mas não consegui na decisão do júri. Dessa vez, não vou deixar para os jurados. Tenho a honra de compartilhar este card no maior estádio, na maior plataforma de streaming do mundo”, completou.
Estratégia
Grandes histórias do esporte têm ganhado cada vez mais espaço na Netflix. A plataforma foi, inclusive, indicada a prêmios, como o Emmy pelo episódio “Jake Paul, o Garoto Problema”, da série “Untold”. Além disso, revitalizou a base de fãs da F1 com “Fórmula 1: Dirigir para Viver”.
A empresa também obteve sucesso com séries como “Dias de Golfe”, “Nascar: Velocidade Máxima”, “Untold”, “Quarterback”, “Tour de France: No Coração do Pelotão”, “A seleção dos EUA na Copa do Mundo Feminina” e “Seis Nações: Acesso Total”, entre outros.
Por fim, a plataforma ainda selou parceria com ligas esportivas, incluindo F1, NFL, PGA Tour, ATP, WTA, Fifa, WWE e MLB, entre outras.
Até 2022, a Netflix se vangloriava de que jamais participaria de concorrência para aquisição de direitos esportivos, ao contrário do que fizeram outras plataformas de streaming, como Amazon Prime Video e Apple TV, que gastaram rios de dinheiro para se tornarem parceiras de eventos importantes ao redor do mundo. Tal estratégia vem sendo modificada nos últimos anos.
A partir de 2025, a Netflix se tornará a nova casa da WWE. A luta entre Taylor e Serrano é mais um passo na guinada da empresa rumo a conteúdos efetivamente esportivos ao vivo.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a MVP para trazer esta revanche aos assinantes da Netflix em todo o mundo no que será uma noite inesquecível”, afirmou Gabe Spitzer, vice-presidente de esportes não ficcionais da Netflix.