Pular para o conteúdo

NFL mantém hegemonia na TV dos EUA, mas perde espaço para campanha eleitoral

Liga de futebol americano manteve média elevada de espectadores em 2024, mas cravou menos jogos entre as 100 maiores audiência que em 2023

Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs, com o troféu de campeão da temporada 2023/2024 da NFL - Reprodução / X (@Chiefs)

A National Football League (NFL) garantiu mais uma vez o predomínio na audiência da TV dos Estados Unidos, em 2024. Dados do instituto Nielsen mostram que a liga profissional de futebol americano apareceu 72 vezes na lista dos 100 programas mais assistidos do país, ao longo do ano passado.

A liderança no ranking continua a ser do Super Bowl, o jogo decisivo da temporada, que, em 2024, teve o Kansas City Chiefs como vencedor e atraiu 123,7 milhões de espectadores.

Apesar de garantir a larga hegemonia e manter estável a média de espectadores (na casa de 17,8 milhões de pessoas por jogo) na comparação com 2023 a NFL perdeu terreno no ranking das maiores audiência, para concorrentes de peso. Para se ter uma ideia, no ano retrasado, 93 dos 100 programas mais assistidos dos Estados Unidos haviam sido jogos da NFL.

A principal concorrente da liga de futebol americano foi a campanha presidencial de 2024, marcada pela forte polarização entre o republicano Donald Trump (vencedor da disputa) e a democrata Kamala Harris.

A programação política (incluindo convenções partidárias e discursos do atual presidente Joe Biden, que deixará o cargo em 20 de janeiro) garantiu 14 posições no ranking dos 100 mais assistidos de 2024.

O segundo debate presidencial, transmitido em diferentes plataformas, ficou em segundo lugar na lista dos mais vistos, com 67,1 milhões de espectadores.

Outro oponente que garfou lugares da NFL no ranking foi a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com duas aparições na lista.

A National Basketball Association (NBA), por seu turno, cravou apenas um lugar no ranking, mas apenas na 76ª colocação. Desde 2019, com os dois últimos jogos das finais entre Toronto Raptors e Golden State Warriors, a liga de basquete profissional não aparece entre os 50 programas mais vistos no ano nos Estados Unidos.

Além da programação política, os dois únicos eventos não esportivos que aparecem na lista das maiores audiências de 2024, nos Estados Unidos, são as cerimônias da Oscar (74º lugar) e do Grammy (96ª posição).