NFL monopoliza audiência na TV dos EUA, que vê Copa do Mundo superar Oscar em popularidade

Em 2022, as transmissões esportivas confirmaram sua força no mercado dos Estados Unidos. Das 100 maiores audiências de TV registradas no país no último ano, 94 foram de eventos esportivos. A liga profissional de futebol americano (NFL) mais uma vez esteve em vias de monopolizar o ranking dos programas mais vistos, elaborado pelo site Sportico.  

Nada menos que 82 das 100 maiores audiências foram de jogos profissionais de futebol americano. Em 2022, a NFL conseguiu superar o desempenho registrado no ano anterior, quando ficou 75 vezes entre os programas mais vistos dos Estados Unidos.

Predomínio da NFL no Top 10

Das dez maiores audiências do ano, nove foram da NFL, inclusive a maior de todas, o Super Bowl LVI, que alcançou a marca de 99,2 milhões de espectadores, segundo dados da Nielsen. O único evento a ameaçar a hegemonia do futebol americano profissional foi o tradicional “Discurso do Estado da União”, proferido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no mês de março, e que foi visto por 38,2 milhões de pessoas, ficando em sétimo lugar no ranking.  

No Top 50, o predomínio da NFL é avassalador. Entre os eventos esportivos, o que mais se aproxima do desempenho do futebol americano profissional é justamente o mesmo esporte, só que na versão universitária (o College Football Championship), que chegou a atingir 22,6 milhões de espectadores.

Copa do Mundo obtém bons números

A Copa do Mundo 2022 também não fez feio e conseguiu um lugar entre as 50 maiores audiências do ano. A “façanha” foi na final entre Argentina e França, transmitida pelos canais Fox e Telemundo, que alcançou 22,3 milhões de pessoas.  

O evento máximo do esporte que os norte-americanos chamam de “soccer” conseguiu a proeza de ficar acima de eventos populares nos Estados Unidos, caso da transmissão do Oscar, que ocupou apenas a 77ª posição na lista dos programas mais vistos, ao passo que a final da Copa do Catar ficou em 38º lugar.  

O esporte em geral não deu espaço para as séries e demais produtos de ficção, sempre tão associados à cultura dos Estados Unidos. Em 2022, a melhor marca registrada foi da série “Yellowstone”, que chegou a alcançar 12,5 milhões de espectadores em um dia, ocupando o 132º lugar na lista. Como comparação, a audiência dos jogos da NFL aos domingos é de 25,8 milhões de pessoas em média.  

Sair da versão mobile