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NFL na Globo: Conheça os detalhes e estratégias que movem a parceria

Transmissões estão garantidas na GeTV e Sportv, enquanto grupo ainda estuda qual será participação da TV aberta na cobertura

Kansas City Chiefs será uma das atrações do jogo da NFL no Brasil, que será transmitido pelos canais da Globo - Steve Sanders

A parceria entre National Football League (NFL) e o Grupo Globo, anunciada nesta terça-feira (26), chacoalhou a mídia esportiva brasileira.

O acordo terá início na temporada 2025 e será válido por dois anos (com cláusula de renovação), representando a primeira incursão do conglomerado da família Marinho nas transmissões da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.

Um dos trunfos do grupo será a presença do narrador Everaldo Marques, que por anos atuou na ESPN e ajudou a popularizar a NFL em solo brasileiro. O locutor inclusive compartilhou no Instagram um conteúdo em colaboração com os perfis da liga e do Sportv, anunciando o acordo de transmissão.

Como serão as transmissões da NFL no Grupo Globo

Inicialmente, as transmissões da NFL deverão ocorrer no canal por assinatura Sportv e na plataforma digital GeTV.

O acordo da NFL com o Grupo Globo contempla a exibição do jogo de abertura da temporada (conhecido pela expressão em inglês Season Kickoff), que será disputado no Brasil, no dia 5 de setembro, entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers.

Este será o único jogo internacional ao qual as plataformas da empresa brasileira terão direito. Os canais do grupo transmitirão as partidas nas tradicionais noites de quinta-feira (Thursday Night Football) e domingo (Sunday Night).

Além disso, a parceria contempla as rodadas de domingo à tarde, com os jogos das 13h e das 16h, ambos no horário de Nova York, de modo que as transmissões no Brasil serão às 14h e 17h, pelo horário de Brasília.

As plataformas do Grupo Globo ainda contarão com três jogos da rodada do feriado norte-americano de Ação de Graças, um dos principais eventos do ano da liga, além da NFL Redzone, que é exibida aos domingos e apresenta todos os touchdowns e jogadas relevantes da rodada.

O acordo envolve o Super Bowl, jogo que decide o campeão da temporada e que terá transmissões alternadas com a ESPN (a cada ano, uma das empresas fará a transmissão).

Matéria divulgada pelo portal GE (que integra o grupo) informa que a Globo garantiu, já em sua estreia na NFL, o direito de exibir o Super Bowl LX, que ocorrerá em 9 de fevereiro de 2026.

Negociação e estratégia

As negociações da Globo para adquirir os direitos da NFL no Brasil não passaram por agência e ocorreram diretamente entre as altas cúpulas das duas instituições

A parceria possui relevância estratégica tanto para a liga esportiva quanto para o conglomerado de mídia. Ao fechar com a NFL, o Grupo Globo garante um forte produto de nicho não apenas para seu canal esportivo por assinatura, mas também para a GeTV, que tem como alvo um público mais jovem e que tende a se identificar com a competição de futebol americano.

Com isso, a plataforma digital da Globo reforça seu arsenal de conteúdos para a disputa com a CazéTV.

Já para a NFL, a parceria com o principal grupo midiático do Brasil segue uma linha de raciocínio próxima à adotada recentemente pela Fórmula 1, que optou por deixar a Band e retornar à Globo, a partir de 2026.

A Máquina do Esporte apurou que, por enquanto, ainda não está definida qual será a participação do canal aberto do grupo nessa operação envolvendo a NFL.

Ainda que, no fim das contas, a parceria não resulte na exibição de jogos ao vivo pela TV Globo, a tendência é de que aumente a cobertura da NFL nos telejornais e programas esportivos da emissora.

Com isso, a liga conseguirá turbinar sua presença midiática no mercado brasileiro, que hoje reúne a segunda maior base de fãs da competição, fora dos Estados Unidos.

Sobre a comparação com a Fórmula 1, porém, vale lembrar que o acordo do Grupo Globo com a Liberty Media é de exclusividade. No caso da NFL, por enquanto a empresa dividirá espaço (ainda que desfrutando de privilégios) com outros concorrentes, como ESPN e CazéTV.