A National Football League (NFL) registrou, no último final de semana, um novo recorde de audiência de uma final da Conferência Americana (AFC) nos EUA. A vitória do Kansas City Chiefs sobre o Buffalo Bills, transmitida pela CBS, atingiu mais de 57,4 milhões de espectadores no país.
A partida que garantiu a participação do astro Patrick Mahomes no Super Bowl pela terceira vez consecutiva, disputada no domingo (26), superou o recorde anterior em 2,2 milhões de espectadores. Os dados são da empresa de medição de audiência Nielsen.
O último confronto entre Chiefs e Bills nessa fase, também exibido pela CBS em horário nobre, em 2021, havia atingido 41,8 milhões de pessoas. Naquele momento, o mundo passava pela pandemia de Covid-19, o que teve impacto direto nos números de audiência.
Considerando as duas conferências da NFL, AFC e NFC, o resultado obtido por Chiefs x Bills foi o melhor desde o confronto entre New York Giants e San Francisco 49ers, em 2012, que alcançou 57,6 milhões de espectadores nos EUA.
NFC
No mesmo dia, poucas horas antes, o Philadelphia Eagles garantiu a outra vaga no Super Bowl LIX com uma vitória sobre o Washington Commanders em jogo válido pela final da Conferência Nacional (NFC). Com transmissão da Fox, o duelo impactou 44,2 milhões de espectadores.
Foi o pior resultado de uma final da NFC desde 2019, ano em que Los Angeles Rams x New Orleans Saints foi assistido por 44,1 milhões de pessoas.
Em comparação com a disputa do ano passado, o resultado não foi bom. San Francisco 49ers x Detroit Lions atraiu 56,6 milhões de espectadores. O duelo, porém, foi disputado em horário nobre, enquanto Eagles x Commanders aconteceu durante a tarde.
Super Bowl
O Super Bowl LIX será disputado no dia 9 de fevereiro, no Estádio Superdome, casa do New Orleans Saints, em Nova Orleans.
Em sua última edição, a decisão da NFL (que terminou com o título do Kansas City Chiefs após vencer o San Francisco 49ers) foi a atração mais assistida da história da televisão norte-americana em uma transmissão em rede única, com uma audiência total de 123,4 milhões de pessoas.
O número superou o recorde que havia sido estabelecido pelo Super Bowl anterior, de 115,1 milhões. A expectativa para a edição de 2025, portanto, é de números semelhantes ou maiores.