Um estudo conduzido pela Grabyo revelou que 80% dos britânicos preferem assistir a transmissões esportivas exclusivamente em plataformas de streaming. A pesquisa também descobriu que as plataformas de streaming on-line são os meios mais populares para assistir a esportes para 40% dos torcedores do Reino Unido.
Por outro lado, o número de pessoas que usam as TVs fechadas para assistir a esportes diminuiu 27% desde 2021. Além disso, houve um aumento de 47% no uso de smartphones para ver conteúdo em vídeo entre os torcedores do país.
“Com a mídia social e o streaming se tornando as opções preferidas para visualização de vídeo, as audiências de transmissão linear continuarão caindo”
Gareth Capon, diretor executivo da Grabyo
O público do streaming de esportes cresceu bastante, com a BBC relatando recentemente que a vitória da Inglaterra na Copa do Mundo sobre o Irã foi transmitida para 8 milhões de pessoas na plataforma iPlayer e no site da BBC Sport.
Entre as redes sociais, o YouTube é a plataforma mais popular entre os torcedores do Reino Unido para assistir a vídeos. Facebook e TikTok vêm logo atrás. O TikTok, aliás, foi a plataforma de crescimento mais rápido, com um aumento de 42% no número de usuários entre os fãs de esportes do Reino Unido nos últimos 12 meses.
Segundo a pesquisa, também houve um crescimento de 38% no consumo de vídeos curtos, incluindo clipes de atletas, bastidores ou treinamentos. Mais da metade dos britânicos que gostam de esportes também assistem a transmissões ao vivo.
Ascensão das mulheres
A pesquisa da Grabyo, que ouviu mais de mil britânicos, também mostrou que o número de fãs de esportes femininos aumentou 65% desde 2021, impulsionado em parte pelo título da Inglaterra na Euro Feminina deste ano.
“Desde 2019, acompanhamos de perto como os fãs de esporte desejam consumir vídeos. As descobertas deste ano sugerem que estamos chegando a um ponto de inflexão”
Gareth Capon, diretor executivo da Grabyo
“A audiência de esportes pode começar a cair, a menos que opções de streaming mais flexíveis se tornem disponíveis. Muitas emissoras estão cientes dessa tendência. Mas nossas descobertas mostram uma imagem clara do que os fãs de esporte desejam dos detentores de direitos e das emissoras”, acrescentou o executivo.