RedeTV! promete transmissão didática e busca ampliar base de fãs após obter direitos da NFL

Transmissões didáticas do futebol americano, buscando a ampliação da base de fãs. É isso o que a RedeTV! promete para as transmissões da temporada 2022/2023 da NFL no país. A emissora de TV aberta, que assinou contrato por três temporadas, iniciará as transmissões da temporada regular a partir do dia 11 de setembro.

“É um projeto de construção do esporte. A TV aberta tem um papel importante no Brasil. Nossa missão principal é deixar claras as regras para o público. Não temos dúvida de que, com a frequência das transmissões, daqui três anos o futebol americano será mais popular no Brasil”, afirmou Amilcare Dallevo Neto, head de vendas e criação de valor da RedeTV!, em entrevista à Máquina do Esporte.

A visibilidade da liga americana no Brasil, de fato, é um dos trunfos para que essa missão seja cumprida. A RedeTV! exibirá jogos da temporada regular, dos playoffs e o Super Bowl, a grande final da NFL, cuja próxima edição será disputada em 12 de fevereiro de 2023, no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona.

As transmissões terão narração de Marcelo do Ó e comentários de Gabriel Golim, dono de um site sobre a modalidade. A emissora também contratará mais dois profissionais, sendo pelo menos uma mulher, para participar do projeto da NFL na emissora.

No exterior, haverá reportagens especiais feitas por Fábio Borges, correspondente da RedeTV! nos Estados Unidos, e Renato Senise, correspondente em Londres, onde serão realizados três jogos da temporada regular da liga.

Projeto para temporada

No primeiro ano de contrato, a emissora paulista exibirá o compacto de um jogo aos domingos, às 23h20. Além disso, também transmitirá três partidas dos mata-matas, além da final. Toda segunda-feira, às 23h30, haverá um programa de uma hora de duração com os melhores momentos da rodada e debate sobre o andamento do campeonato.

“Vamos também mostrar as regras do jogo e as estratégias dos times. Será um trabalho de educação do esporte no Brasil. À medida que o público for entendendo a regra do futebol americano, não tenho dúvida de que o futebol americano vai explodir no Brasil. Buscamos a democratização do esporte”, explicou o executivo.

“Acredito que em três anos vamos começar a sentir essa curva exponencial. Daqui 40 anos, esses três primeiros anos vão ter feito toda a diferença”, completou.

TV aberta e fechada

De fato, na TV aberta, atingindo maiores audiências, a expectativa é popularizar mais a liga no país, já que a ESPN, historicamente dona dos direitos de transmissão na TV fechada, conta com audiência mais restrita às classes A e B.

“Acredito que as mídias se complementam, não se subtraem. Hoje, você assiste à TV na tela do celular, no computador. A NFL possui 70 milhões de interessados no país, 33 milhões acompanham e há 14 milhões de fanáticos. A NFL já é uma realidade no Brasil. Muito se deve ao trabalho da ESPN”, elogiou o executivo.

“Não brigamos por audiência com a ESPN. Vamos acrescentar ao evento, que tem uma audiência gigantesca. Vamos aumentar o bolo, e todo mundo vai sair ganhando”, acrescentou.

Plano comercial

A RedeTV! lançou no mercado, há cerca de 20 dias, as cotas de patrocínio para as transmissões. A prioridade foi conversar com as empresas que já haviam anunciado na transmissão do Super Bowl 2022, que foi transmitido pelo canal.

“Estamos com três cotas negociadas saindo do forno. Mas ainda não posso dizer o nome das empresas. Não limitamos o número de cotas. A propriedade é grande e permite diversas entregas”, revelou Dallevo Neto.

A emissora também planeja um grande evento para promover a transmissão do Super Bowl no fim de semana do evento. A ideia é que a ação aconteça em um espaço aberto para ter ativações de patrocinadores, ações com os fãs e locais para interação. O torcedor poderá se sentir um kicker ao cobrar um field goal, ou um quarterback e fazer um lançamento longo com a tradicional bola oval.

“Vamos fazer um evento BTL [bellow the line] para o público em geral. Será a grande cereja do bolo nas transmissões da temporada. O local não está definido, mas a ideia é que seja em um grande parque”, finalizou o executivo, referindo-se à técnica de propaganda que usa a comunicação fora da mídia.

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