O SBT confirmou, nesta sexta-feira (11), a saída de Cleber Machado do canal. O narrador irá se transferir para a Record, que ofereceu uma proposta vantajosa para trabalhar nas transmissões do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
“Faço questão de agradecer e registrar a alegria de fazer parte do elenco do SBT, os colegas de trabalho, o ótimo ambiente e os resultados obtidos”, afirmou Cleber Machado.
Segundo o SBT, a emissora soube da proposta da Record há cerca de um mês. Há uma negociação entre as emissoras para que Cleber Machado siga narrando e participando da programação do canal até a final da Copa Sul-Americana, que será em 23 de novembro. Corinthians e Cruzeiro são os times brasileiros que ainda disputam a competição e podem chegar à decisão.
“Desde o início da tratativa desse negócio, julgamos que o ideal seria o Cleber Machado terminar esse projeto no SBT, tanto pelo profissionalismo dele como para não prejudicar a emissora, tendo em vista que nossos trabalhos começam em janeiro”, afirmou Alarico Naves, diretor comercial da Record.
A fala do executivo mostra que a Record procura não criar desavença por causa da contratação de Cleber Machado. Historicamente, as duas emissoras mantêm boa relação, e a Record espera manter esse diálogo, mesmo com a saída do narrador do SBT.
Brasileirão e Paulistão
A Record renovou os direitos de mídia do Paulistão até 2029 com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e exibirá 16 jogos da competição por temporada, incluindo as finais.
Já no Brasileirão, a emissora da Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo, adquiriu os direitos de transmissão de 38 jogos em um dos pacotes disponibilizados pela Liga Forte União (LFU). Essas partidas também serão transmitidas pela Cazé TV no YouTube.
Segundo o acordo com a LiveMode, agência que cuida da venda dos direitos de transmissão dos times da LFU, haverá rodízio de primeira escolha entre as TVs a cada três rodadas.
Assim, na Record, Cleber Machado, que será o narrador principal da casa, terá um calendário de 54 jogos no ano para narrar. Na emissora, ele terá a companhia de Maurício Noriega, contratado para comentar os jogos dos dois torneios, conforme a Máquina do Esporte havia antecipado.