SBT desiste de pacote de jogos exclusivos do Brasileirão que negociava com LFU

Botafogo e Cruzeiro, que integram a LFU, enfrentam-se pelo Brasileirão - Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Botafogo e Cruzeiro, que integram a LFU, enfrentam-se pelo Brasileirão - Gustavo Aleixo / Cruzeiro

O SBT comunicou oficialmente que retirou proposta para aquisição de um pacote de 38 jogos dos clubes que integram a Liga Forte União (LFU) para transmissão na TV aberta. A emissora não revela os valores oferecidos.

Segundo a Máquinia do Esporte apurou, porém, o SBT negociava um contrato de apenas três anos, diferentemente dos times da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que já venderam suas partidas para todas as plataformas para o Grupo Globo por cinco temporadas (20125 a 2029).

“A liderança da emissora foi informada, por telefone e extraoficialmente, que sua proposta não seria aprovada e aguardava um retorno formal dos organizadores até o final da tarde desta segunda-feira (29/7) a respeito do resultado desta concorrência. Como não houve, comunicamos que o SBT decidiu retirar a sua proposta deste pleito esportivo”, informou o canal, através de nota oficial.

Sem acordo

A menos de um ano do início do Brasileirão 2025, a LFU, hoje integrada por 12 clubes da Série A, ainda não conta com nenhum acordo de venda de direitos de transmissão de seus jogos. O grupo se fortaleceu com a chegada do Corinthians, que acertou entrada na LFU no início do mês.

Para deixar a Libra e seguir para a LFU, o Timão ganhou um adiantamento de R$ 150 milhões pagos pela XP Investimentos, parceira do Forte União. Desse montante, R$ 25 milhões foram liberados na assinatura do contrato. O restante será liberado em 30 dias.

Pela classificação do momento nas Séries A e B do Brasileirão, a Libra manteria sua representatividade de oito times, com a queda do Vitória e o acesso do Santos, líder da segunda divisão.

Já a LFU perderia três times (Cuiabá, Fluminense e Atlético-GO), mas veria outros três integrantes subirem para a elite (Novorizontino, Mirassol e Vila Nova). Lógico que até dezembro, muita coisa pode mudar.

A Globo poderia se interessar por algum dos pacotes oferecidos pela LFU. No entanto, até o momento não formalizou proposta.

Com os direitos que detém no momento, o Grupo Globo garante cerca de quatro jogos por rodada em sua grade. Se veicular uma partida na Globo e outra no Sportv, ficaria com o pay-per-view no Premiere extremamente desidratado, com apenas dois jogos exclusivos, em média, a cada rodada.

O SBT, por sua vez, apesar de ter retirado a proposta, não teria desistido definitivamente de contar com jogos dos times da LFU. A emissora irá aguardar como as negociações do Forte União se desenrolam para, possivelmente, retomar conversas.

Programação

Sem o Brasileirão, o SBT conta com outras atrações esportivas importantes em sua grade de programação. A emissora renovou acordo com a Uefa para a transmissão da Champions League. O novo contrato prevê a exibição de jogos às terça-feiras durante todo o torneio, além da final, que acontece no sábado. O novo vínculo vai de 2025/2025 até 2026/2027.

O canal também exibe a Copa Sul-Americana, segundo torneio de clubes mais importante da Conmebol. O atual contrato teve início nestes ano e vai até 2026. Durante o torneio, o SBT possui jogos às terças-feiras, além da final, disputada no sábado.

Regionalmente, o canal também detém os direitos de transmissão da Copa do Nordeste. A competição é exibida pelas afiliadas do SBT em todos os estados da região, com exceção de Sergipe. O acordo atual vai até 2025.

Sair da versão mobile