Pular para o conteúdo

SBT testa modelo de transmissão “interativa” em SP e se aproxima da TV 3.0

Espectadores de Independiente del Valle (EQU) x Atlético-MG no canal puderam, por exemplo, "emitir reações" pela própria TV para indicar se estavam gostando ou não do conteúdo

SBT testa modelo de transmissão “interativa” em São Paulo (SP) - Reprodução

O SBT está em fase de testes de uma funcionalidade que permite a interação direta do espectador com seus conteúdos via sinal televisivo, segundo apurou a Máquina do Esporte. Válida para toda a grade de programação do canal na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo transmissões esportivas, a ferramenta permite que o público indique, por exemplo, se está gostando do que está sendo exibido por meio de “emojis”, que podem ser selecionados por intermédio do próprio controle remoto da TV.

Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas em aparelhos de Samsung e LG, marcas com a maior participação de mercado no segmento de TVs no Brasil. No esporte, a partida entre Independiente del Valle (EQU) e Atlético-MG, disputada na noite desta terça-feira (21), pelas semifinais da Copa Sul-Americana, já permitiu a interação dos espectadores.

LEIA MAIS: SBT alcança 9,8 milhões de pessoas com empate do Atlético-MG pela semifinal da Sul-Americana 2025

Porém, como a iniciativa é válida para toda a programação de São Paulo (SP), transmissões da Champions League, assim como outros jogos da Copa Sul-Americana, também contarão com a funcionalidade. Vale lembrar que o SBT ainda transmitirá a Copa do Mundo de 2026 e, com o desenvolvimento de ferramentas como essa, o canal pode agregar mais valor aos seus pacotes comerciais do Mundial do ano que vem, dependendo dos resultados obtidos com os testes iniciais. 

LEIA MAIS: SBT e N Sports se unem para transmitir Copa do Mundo de 2026

O movimento do SBT surge em linha com a tendência da TV 3.0, nova geração de tecnologia e transmissão da televisão aberta e gratuita brasileira. O modelo integrará os serviços de internet à tradicional transmissão de sons e imagens, permitindo o uso de aplicativos que habilitarão os telespectadores a interagir com parte da programação. 

Além de uma qualidade maior de som e imagem, a TV 3.0 ainda amplia as possibilidades de personalização. Por conta da integração com a internet, o espectador também poderá interagir com a programação, votando em tempo real em um reality show pela própria tela da TV, por exemplo.

Nesse sentido, o SBT tenta se antecipar aos seus concorrentes ao já começar a testar algumas funcionalidades que serão intensificadas com a chegada da TV 3.0. Com isso, o canal conseguirá compreender melhor o comportamento e o processo de adesão dos espectadores em relação a essa interatividade.