Campeão mundial, número 1 do mundo, atleta olímpico e detentor dos principais recordes do país no ciclismo mountain bike, Henrique Avancini ganhou uma série com cinco episódios cuja estreia está sendo nesta quarta-feira (14), na Red Bull TV. Os dois primeiros episódios de “Efeito Avancini” já podem ser assistidos neste link, em português e de forma gratuita, enquanto os demais entrarão na plataforma semanalmente.
Coproduzida com o Canal Off, a série recorda a trajetória do ciclista até a linha de chegada da etapa brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike, que voltou ao Brasil depois de 17 anos por influência do atleta. Entre os assuntos tratados está também a depressão, questão que, de modo especial, ele fez questão de trazer à tona.
“Além de reviver a minha trajetória, ter a minha história relembrada por pessoas próximas a mim foi bastante interessante. Como atleta, a gente acaba sempre mirando o próximo desafio, a próxima competição, e foi um exercício de muita apreciação e gratidão poder relembrar em detalhes tanto os momentos de glória e felicidade como os grandes desafios que passei e as barreiras que tive de atravessar para construir uma carreira que se tornou de muito sucesso e significado, maior até do que o significado esportivo”, afirmou Avancini, atleta da Cannondale Factory Racing Team.
Por meio de depoimentos do pai, de amigos e de profissionais que mudaram a carreira do ciclista, o documentário ainda conta ao público sobre os efeitos que o atleta gerou tanto ao esporte brasileiro quanto ao estilo de vida sobre duas rodas.
“Eu esperava que o efeito nas pessoas seria muito forte e marcante, mas, para ser sincero, foi além do que eu esperava. Foi além de qualquer projeção, principalmente pelo que significou aos atletas, dirigentes e equipes que estão neste contexto há tanto tempo. Demonstra o valor do acontecimento. A espera de mais de 15 anos foi necessária, pois, nesse tempo, o esporte mudou, cresceu, passou por uma maturação e entregou algo que foi especial não só ao Brasil, mas ao mundo. É algo realmente especial na história, que temos de nos orgulhar muito”, destacou o atleta.
No Canal Off, a série estreará no dia 14 de outubro, às 19h, com episódios semanais, sempre às sextas-feiras.
“Henrique Avancini é um atleta de superação. Ele traz a gana de atravessar os obstáculos, dentro e fora dos circuitos, para conseguir cumprir com os seus objetivos. Além disso, luta e contribui para que o esporte esteja presente no país, o que é essencial para a formação de novos ciclistas e descoberta de novos talentos”, comentou Leonardo Campos, gerente de conteúdo do Canal Off.
“Andar com os melhores de um esporte, tendo nascido em um país que estava completamente fora do cenário desse esporte, já é difícil. Se tornar o melhor dos melhores com isso é um feito incrível. Mas, ser peça essencial para trazer os melhores para o seu país, ajudá-lo a se tornar cenário nesse esporte e ser importante para disseminar essa cultura aqui, para mim, é o que faz essa história única e admirável. É sobre algo muito maior do que uma corrida de bicicleta. A mensagem e história do Avancini são o verdadeiro ouro”, resumiu Caio Suzarte, diretor da série.