O CEO da Disney, Bob Iger, deu detalhes sobre o novo serviço direto ao consumidor (DTC, na sigla em inglês) que será lançado pela empresa. O executivo falou em uma palestra durante o Congresso Mundial de Esportes da CAA, que está sendo realizado em Nashville (EUA).
“Será o maior movimento da rede desde que recebeu a temporada completa da NFL”, destacou Iger.
A plataforma DTC terá os conteúdos do canal principal da Disney, a ESPN+, além de opções digitais em e-commerce, apostas e fantasy games, com possibilidade de personalização dos painéis, de acordo com o perfil do cliente.
Segundo Iger, o novo serviço terá uma oferta muito maior de opções aos consumidores do que as oferecidas atualmente nos canais lineares da ESPN.
Data e preço
Iger e Jimmy Pitaro, presidente da ESPN, contaram que já foi definida a data de lançamento, qual será o preço da assinatura e o nome do novo produto. Anteriormente, a plataforma era conhecida como Flagship. No entanto, os executivos disseram que esse não será o nome definitivo.
Embora sem revelar detalhes, já é de conhecimento público que o serviço deverá ser lançado no mercado por volta de setembro. O site The Athletic havia noticiado que a mensalidade ficará entre US$ 25 e US$ 30.
O movimento da Disney acontece por conta da contínua queda do número de assinantes dos serviços de TV a cabo. Esse público tem migrado para plataformas de streaming, consideradas mais dinâmicas do que os canais lineares.
Geração Z
Outro objetivo da iniciativa é alcançar a Geração Z, mais voltada a consumir conteúdos curtos e em dispositivos móveis.
“É uma realidade que precisamos enfrentar”, disse Iger.
“Uma das coisas que adoro no produto que estamos desenvolvendo é que vamos incorporar elementos personalizados para as novas gerações de fãs de esportes. Elas gostam de experiências multitelas”, destacou o CEO da Disney.
Com a nova plataforma DTC, Iger acredita que a ESPN terá mais capacidade de distribuir suas propriedades esportivas. No ano passado, a rede garantiu a renovação dos direitos de transmissão com a NBA. A empresa discute um novo acordo com o UFC, além de tentar recolocar a MLB na grade de programação.
“Sei a importância da exposição, da distribuição e do acesso aos consumidores, e isso não sai barato nem fácil”, admitiu Iger.
“Nem sempre se trata de se você construir, eles virão. É preciso construir e encontrar uma maneira de entregar isso aos consumidores que seja muito a favor do próprio consumidor e do esporte, ou seja, da organização e, obviamente, da empresa que cobre esses esportes”, acrescentou.
Investigação
Vale lembrar que as informações sobre o novo serviço DTC foram divulgadas no mesmo momento em que o Departamento de Justiça dos EUA iniciou uma investigação sobre a fusão entre a Disney e o serviço de streaming esportivo Fubo.
Segundo o site Puck, ambas as empresas já começaram a responder os questionamentos da Justiça norte-americana.
A Disney concordou em fundir a Hulu com a Fubo em janeiro, em um acordo que encerrou o processo desta contra o Venu Sports. Joint venture entre Disney, Fox e Warner Bros. Discovery, o Venu seria um serviço conjunto de streaming esportivo. No entanto, a iniciativa foi abortada antes mesmo do lançamento.