O dia 13 de janeiro de 2024 poderá marcar uma ruptura definitiva no modelo de transmissão esportiva a que estamos acostumados. Nessa data, pela primeira vez na história, um jogo de playoff da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, a NFL, será transmitido com exclusividade por uma plataforma de streaming.
Caberá ao Peacock, serviço pertencente à NBCUniversal, realizar o feito inédito, invadindo uma seara que, até o momento, tem sido uma importante fonte de audiência e receitas para as emissoras tradicionais.
Agora, porém, o streaming chega com força para explorar esse filão. E isso fica evidente na quantia que o Peacock pagará pela exclusividade desse único jogo de Wild Card, nome pelo qual é conhecida a rodada inaugural dos playoffs da temporada.
Exclusividade milionária
Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), o streaming da NBCUniversal pagou US$ 110 milhões para ter o direito de exibir, sozinho, um jogo de playoff que será disputado no dia 13 de janeiro, um sábado.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a NFL neste marco da indústria, trazendo para o Peacock o primeiro jogo dos playoffs da NFL transmitido ao vivo, de maneira exclusiva”, disse Pete Bevacqua, presidente da NBC Sports.
“À medida que o Peacock continua a crescer, nada se torna mais ‘obrigatório’ na programação do que jogos ao vivo da NFL. Com o calendário da temporada regular revelado na semana passada e o anúncio de hoje, mal podemos esperar para que a temporada de 2023 comece”, completou o executivo.
Além da programação diária de esportes da NBC, o Peacock disponibiliza um amplo cardápio de eventos esportivos ao vivo, incluindo NFL, Jogos Olímpicos, Premier League e Nascar.
“Expandir a distribuição digital de conteúdo da NFL, mantendo o amplo alcance dos nossos jogos, continua sendo uma prioridade fundamental para a liga, e trazer a emoção de um jogo de playoff da NFL exclusivamente para a plataforma de streaming do Peacock é o próximo passo nessa estratégia”, afirmou Hans Schroeder, vice-presidente executivo da NFL e diretor de operações da NFL Media.
Em janeiro do ano que vem, com os dois jogos de sábado do Wild Card e um do domingo (o chamado Sunday Prime Time NFL Wild Card) na NBC e no Peacock, a NBCUniversal será a primeira empresa de mídia a apresentar três jogos dos playoffs da NFL em um único fim de semana.