A National Football League (NFL) reafirmou mais uma vez sua hegemonia na mídia dos Estados Unidos. A transmissão ao vivo do Super Bowl LIX, realizado no último domingo (9) e vencido pelo Philadelphia Eagles, que derrotou o Kansas City Chiefs por 40 a 22, quebrou um novo recorde de audiência no mercado norte-americano.
A Fox alcançou, sozinha, uma média de 126 milhões de espectadores no país, superando em 2% os índices registrados pela CBS no Super Bowl do ano passado, que foi assistido por 123,7 milhões de pessoas.
Os números atingidos pelo Super Bowl LIX tornam o evento o programa mais visto da história dos Estados Unidos. De acordo com a Nielsen, o terceiro quarto da partida foi acompanhado, ao vivo, por um público médio de 135 milhões de pessoas.
Esse movimento chama a atenção, tendo em vista que o Philadelphia Eagles chegou ao intervalo da partida com uma vantagem de 24 a 0 sobre o Kansas City Chiefs, de Travis Kelce, namorado da popstar Taylor Swift, que, aliás, estava presente no Caesars Superdome, em Nova Orleans, sendo mostrada pelas câmeras diversas vezes durante a transmissão (e recebendo algumas vaias do público, ao ser mostrada no telão do estádio).
Ao não perder e até ampliar sua audiência, o Super Bowl LIX demonstrou ser um evento que vai muito além do esporte, oferecendo um tipo de entretenimento capaz de mobilizar o público norte-americano.
Bom desempenho no streaming
A partida também foi transmitida ao vivo nos Estados Unidos pelos canais em língua espanhola Telemundo (sinal aberto) e Fox Deportes (assinatura), sem contar as plataformas de streaming NFL+ e Tubi, que disponibilizou o conteúdo gratuitamente.
Ao todo, os dois serviços de streaming alcançaram uma média de 13,6 milhões de espectadores com a transmissão do Super Bowl LIX.
Vale lembrar que, nos últimos anos, a NFL tem monopolizado a audiência na TV dos Estados Unidos. Segundo dados da Nielsen, a liga profissional de futebol americano emplacou 72 dos 100 programas mais assistidos do país em 2024.
Em 2023, sem a concorrência dos debates e demais eventos relacionados à campanha presidencial, a NFL garantiu 93 das 100 maiores audiências dos Estados Unidos no ano.