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Super Bowl LVIII: Mesmo com sinal aberto, RedeTV! perde para ESPN na audiência

Transmissão do canal esportivo do Grupo Disney registrou público superior ao da emissora concorrente na TV aberta

Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs, com o troféu de campeão da temporada 2023/2024 da NFL - Reprodução / X (@Chiefs)

Sucesso de audiência e segundo conteúdo mais assistido da televisão nos Estados Unidos em todos os tempos (só perde para a chegada do Homem à Lua, em 1969), o Super Bowl LVIII deixou a desejar no Brasil, em termos de audiência.

A RedeTV!, única emissora da TV aberta a exibir o evento, amargou apenas a quinta colocação no ranking da Kantar Ibope durante a transmissão do jogo, com 0,2 ponto de média no universo do que a empresa considera as 15 regiões metropolitanas do país (antigo Painel Nacional de Televisão).

De acordo com o instituto de pesquisa, cada ponto de audiência nesse universo equivale a 253.273 domicílios ou 658.194 indivíduos. Neste caso, o índice obtido pela RedeTV! representa pouco mais de 50,6 mil residências ou 131,6 mil espectadores.

Em comunicado divulgado à imprensa, a emissora alega ter registrado um alcance de mais de 2,3 milhões de pessoas com a transmissão do Super Bowl LVIII.

Alcance seria o equivalente à quantidade de pessoas que foram expostas a um anúncio ou conteúdo em um meio de comunicação, seja on-line ou off-line, durante o período pesquisado.

Já na ESPN, que transmite a NFL para o Brasil há mais de 20 anos, a transmissão do Super Bowl LVIII registrou crescimento 19% em relação ao evento de 2023, considerando-se o total de domicílios com acessos aos canais por assinatura.

Durante a exibição do duelo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, o canal do Grupo Disney também liderou a audiência na TV fechada, com índices 76% superiores aos do segundo colocado. Considerando apenas os canais fechados do segmento de esportes, essa diferença chegou a ser de 294%.

A Kantar Ibope Media não divulga dados de audiência, nem mesmo informações segmentadas por nicho, devido a questões contratuais com seus clientes. A Máquina do Esporte apurou, porém, que a ESPN obteve 1,3 ponto de média, no universo dos canais pagos. Nesse caso específico, cada ponto equivale a 141 mil indivíduos com acesso à TV paga.

Considerando-se essa métrica segmentada, a transmissão do canal da Disney foi assistida por 183,3 mil pessoas, o que representa uma audiência superior à registrada pela RedeTV! com o Super Bowl LVIII. O detalhe interessante é que o canal esportivo tem um alcance potencial consideravelmente menor que o da emissora de sinal aberto, justamente por não ser gratuito e depender da assinatura do telespectador. Mesmo assim, registrou índices maiores que os da concorrente da TV aberta.

A explicação para este fenômeno pode estar relacionada a dois fatores principais. O primeiro deles é que o futebol americano ainda é um produto de nicho no Brasil e isso coincide com uma das características da TV por assinatura, que é trabalhar de maneira mais eficaz com esse tipo de conteúdo, ao contrário da TV aberta, que tende a dar mais resultado com programas ou eventos mais abrangentes e populares, ou seja, que buscam alcançar as massas.

Já o segundo se resume aos mais de 20 anos em que a ESPN transmite a NFL para o Brasil. Nesse período, o veículo conseguiu familiarizar grande parte do atual público brasileiro com a modalidade, o que fidelizou essas pessoas às transmissões de futebol americano do canal e praticamente transformou a emissora na principal referência do país quando o assunto é a modalidade.