A conquista inédita da Copa do Brasil pelo São Paulo, neste domingo (24), após empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Estádio do Morumbi, gerou à Globo o recorde de audiência com o futebol na Grande São Paulo. Com 31 pontos de média e 58% de participação sobre o número de TVs ligadas, o jogo rendeu um crescimento de 65% na média de audiência no comparativo com os quatro domingos anteriores às finais do torneio.
Segundo a Kantar Ibope Media, o duelo, transmitido das 16h02 às 18h09, teve um aumento de participação de 22 pontos. Os índices representam a maior audiência e participação de uma partida de futebol desde a final da Copa do Mundo no ano passado, entre Argentina e França, disputada no dia 18 de dezembro.
Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, o confronto marcou 32 pontos e teve 57% de participação sobre o número de TVs ligadas. Houve um crescimento de 12 pontos na média de audiência, o que equivale a um aumento de 59% em relação aos quatro domingos anteriores às duas finais. O jogo também teve um crescimento de 20 pontos de participação no mesmo comparativo.
A partida também obteve a maior participação da Copa do Brasil na praça em 2023, após oito jogos exibidos. Também foi a segunda maior audiência de futebol no ano, ficando atrás apenas de Flamengo x Al-Hilal, pela semifinal do Mundial de Clubes, que atingiu 58 pontos.
De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 49.547 residências ou 125.405 pessoas.