A final da Copa do Mundo do Catar 2022 fez surgir um novo recorde de audiência para a TV francesa. Na TV aberta, o canal TF1 obteve uma média de 24,1 milhões de espectadores com a decisão, o que se tornou o maior público da história da televisão no país em todos os tempos. Em termos de participação, de cada 100 televisores ligados no país, 81 estavam na TF1.
Os números são da Médiamétrie, empresa especializada nesse tipo de medição, que ainda revelou que a transmissão da partida, que durou quase três horas, alcançou um pico de 29,4 milhões de espectadores durante as últimas cobranças de pênaltis. Dentro de campo, a Argentina se sagrou tricampeã mundial após um empate por 2 a 2 no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação e vitória por 4 a 2 nas penalidades máximas.
Para se ter uma ideia, o recorde anterior vinha desde a Copa do Mundo de 2006, no jogo em que a França bateu Portugal na semifinal por 1 a 0, com gol de Zinedine Zidane. À época, o duelo alcançou uma média de 22,2 milhões de espectadores, com participação de 76,7% na TF1.
Em 1998, quando os Bleus conquistaram a primeira Copa da sua história, jogando em casa, uma audiência média de pouco mais de 20,5 milhões de telespectadores assistiram à vitória por 3 a 0 sobre o Brasil na decisão. À ocasião, a emissora de TV por assinatura Canal Plus também transmitiu a partida.
Vale destacar que, na Copa do Mundo de 2022, foi a primeira vez em que os números de medição da Médiamétrie incluíram espectadores que assistiram às partidas em locais públicos, como bares, hotéis e restaurantes. A beIN Sports France também exibiu a partida na TV fechada, mas ainda não divulgou os números obtidos.