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Uefa reformula modelo de venda de direitos de transmissão na tentativa de atrair a Netflix

Reestruturação pode permitir que uma só plataforma compre a exclusividade global para um único jogo ou para várias partidas

PSG, da França, é o atual campeão da Champions League - Reprodução / Instagram (@psg)

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) decidiu reformular o modelo de venda dos direitos de transmissão de sua principal competição de clubes, a Champions League, tentando atrair a gigante do streaming Netflix.

Segundo informações veiculadas pela Bloomberg, as mudanças permitirão que emissoras e plataformas adquiram direitos em vários mercados, ao mesmo tempo.

Além dos acordos com três anos de vigência, o novo modelo de licitação trará a possibilidade de contratos de longa duração.

A reformulação também permitirá que uma mesma emissora garanta a exclusividade nos direitos globais de um único jogo ou de várias partidas.

Essa possibilidade tende a tornar a Champions League atrativa para a Netflix, que tem apostado na transmissão exclusiva de eventos específicos, mas de grande projeção global, caso dos dois jogos da rodada de Natal da National Football League (NFL) do ano passado e também deste ano.

A Netflix, que pagou à liga de futebol americano US$ 150 milhões pelo direito de exibir os dois jogos no feriado natalino de 2025, obteve sua segunda maior audiência na história graças a essas transmissões.

A expectativa é de que a licitação, com efeitos válidos a partir de 2027, seja realizada nas próximas semanas.

Principais mercados

No começo deste mês, o jornal francês L’Équipe noticiou que haveria a possibilidade de ser criado um único pacote de mídia para emissoras que cobrem Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e França.

Nesse caso, se um mesmo grupo propusesse uma quantia superior ao total oferecido pelas emissoras locais em cada mercado, ganharia os direitos exclusivos do torneio nos cinco países.

Segundo o jornal francês, outro pacote contemplaria uma única partida, que seria adquirida de forma independente por uma emissora ou plataforma, que então exibiria o evento para os cinco principais mercados europeus.

A Uefa está sendo assessorada nessa licitação pela Relevent Football Partners, pertencente ao Relevent Sports Group, e pela UC3, empresa que é fruto de uma parceria da organização esportiva com a Associação Europeia de Clubes (ECA).

A Relevent ficará à frente das negociações envolvendo direitos comerciais e de mídia das competições continentais da Uefa até a temporada 2032/2033. Antes, quem estava à frente dessa venda era a Team Marketing.

De acordo com projeções da própria Uefa, as competições de clubes da entidade deverão gerar € 4,4 bilhões em receitas anuais, entre 2024 e 2027.