Em dia de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, o interesse dos brasileiros em relação ao Mundial do Catar acabou se intensificando. Isso certamente contribuiu para elevar a audiência do jogo entre Portugal e Gana, na tarde desta quinta-feira (24), mas não foi o único fator.
Além de Portugal ter forte relação histórica com o Brasil, estava em campo a maior estrela do futebol mundial nas últimas décadas, ao lado do argentino Lionel Messi. Autor do primeiro gol da vitória portuguesa por 3 a 2, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro atleta da história a marcar em cinco Copas distintas e, de quebra, ajudou a garantir uma das melhores audiências da Globo neste Mundial, superada apenas pela partida de abertura da competição (Catar x Equador) e o jogo do Brasil contra a Sérvia, realizado na sequência.
Confira os números
A emissora marcou 25 pontos de média nacional e 50% de participação no total de televisores ligados. Em comparação com os números do horário ao longo do ano, o crescimento foi de 12 pontos ou 96%.
Em São Paulo, onde cada ponto equivale a 74.666 domicílios ou 205.755 indivíduos, segundo o Kantar Ibope Media, a Globo alcançou 24 pontos no horário da partida, com 49% de share. O aumento na faixa horária, em relação à média anual, foi de 13 pontos (118% a mais).
Já no Rio de Janeiro, onde cada ponto representa 47.601 residências ou 124.692 pessoas, a audiência de Portugal x Gana foi de 26 pontos, com 46% de participação da Globo no total de aparelhos ligados no horário. O crescimento foi de 11 pontos ou 73%.