Vôlei mantém liderança do ranking de mídias sociais das federações esportivas internacionais

FIVB manteve-se na liderança da tabela da SportOnSocial League de 2024 - Divulgação / Volleyball World

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) manteve-se na liderança da tabela da SportOnSocial League de 2024, ranking produzido pela Redtorch, agência de pesquisa e publicidade, que avaliou o desempenho das 42 federações internacionais olímpicas nas mídias sociais em 2023.

A agência analisou 324.600 postagens, em cinco plataformas (Facebook, Instagram, X, YouTube e TikTok), de 347 páginas primárias, de disciplinas específicas e de campeonatos mundiais administrados por federações internacionais para definir as posições do ranking.

A FIVB manteve-se no primeiro lugar com 96,6 pontos. A entidade máxima do vôlei teve o melhor desempenho no X (antigo Twitter) e no YouTube. No Top 5, ficaram World Athletics (de atletismo, com 94,2), Fiba (Federação Internacional de Basquete, com 93,3), World Rugby (90,5) e World Aquatics, antiga Federação Internacional de Natação, responsável pelos esportes aquáticos (88,5).

Entre as federações que entraram na lista deste ano (críquete, dança, squash e lacrosse), o Conselho Internacional de Críquete foi quem obteve maior destaque, assumindo a 11ª colocação com 72,6 pontos.

O maior ganho de posições foi da Federação Internacional de Handebol (FIHB), que subiu sete colocações e passou a figurar em 23º, com 54,3. A maior queda, por outro lado, foi da World Triathlon, que perdeu 11 posições e ficou em 37º, com 22,2.

Engajamento

As federações internacionais tiveram, de 2022 para 2023, um aumento de 125% de engajamento com os fãs, passando de 2 bilhões para 4,4 bilhões de interações. O salto, porém, deu-se principalmente por conta da entrada do Conselho Internacional de Críquete no levantamento. Desconsiderando as organizações que entraram no ranking nesta edição, o crescimento foi mais modesto, de apenas 18%.

O Instagram liderou a contribuição entre as plataformas, sendo responsável por 71% de todo o engajamento gerado. A quantidade de conteúdo feito com vídeos na vertical, seguindo os padrões de redes como o TikTok e ferramentas como o Reels (Instagram e Facebook) e Shorts (YouTube), aumentou 118%.

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